Mais uma lista, e desta vez de um tema bem polêmico!
Antes de começar, quero dizer algumas coisas: primeiro que essa lista não é um “Top”, ou seja, não terá posições, tanto que não coloquei números, é literalmente só uma lista. Segundo que gosto é algo muito subjetivo, então essa lista é apenas para vermos mudança de traço, e não pra falar “ain, o traço do desenhista x era bem melhor antes” ou ainda “o traço do desenhista y é muito melhor depois”.
Falo isso por mim. Quem quiser causar intriga nos comentários, sinta-se livre! Hehe
– Rando Ayamine
Vamos começar por um desenhista que teve uma mudança beeeem sutil; aliás, é mais fácil dizer que seu traço evoluiu, ao invés de simplesmente mudar.
Rando Ayamine é o desenhista responsável pela história do mangá Majestic Prince e pelo traço de mangás como Holy Talker, Oniwaka to Ushiwaka: Edge of the World e, a cereja do bolo, GetBackers. No próprio GetBackers é possível perceber a mudança do traço no primeiro capítulo e nos últimos, mas se pegarmos os mangás ditos acima, lançados depois, a mudança é ainda mais perceptível.
Antes
Depois
– Hiro Mashima
Outro caso parecido com o anterior, mas a mudança aqui é bem mais percetível.
Hiro Mashima é conhecido por ser a mente por trás de obras como Rave Master, Monster Hunter Orage e Fairy Tail, estes dois últimos publicados aqui no Brasil pela JBC. Deixando de lado comentários sobre a qualidade (ou falta dela) de suas obras, é inegável ver o quanto o autor evoluiu seu traço de Rave Master ou mesmo do início de Fairy Tail para o traço atual do mesmo.
Antes
Depois
– Rob Liefeld
Uma das maiores piadas da internet.
Rob Liefeld é um desenhista de quadrinhos americanos que já virou praticamente um meme na internet devido a qualidade questionável de seus desenhos. Antes ou depois, seu traço continua ruim. Mas, gosto à parte, até um desenhista como ele consegue mudar seu traço.
Antes
Depois
– Mitsutoshi Shimabukuro
Novamente um caso de evolução, bem perceptível.
Mitsutoshi Shimabukuro é o autor de Seikimatsu Leader Den Takeshi!, Ring e sua obra mais famosa é Toriko, publicada aqui no Brasil pela Panini. Seu traço passou de algo bem caricato no início para um desenho estupidamente bem detalhado, principalmente no que tange à cenários e monstros gigantes, elementos muito presentes em Toriko.
Antes
Depois
– Yasuhiro Nightow
Em outro caso de mudança sutil, você vê a evolução das mesmas características, mas a mudança é tanta que se pegar dois extremos fica até difícil acreditar que seja o mesmo desenhista.
Nightow é o autor dos mangás Samurai Spirits, Kekkai Sensen e da “franquia” Trigun (publicada por aqui pela Panini), que teve inclusive o anime exibido no Cartoon Network.
Antes
Depois
– Yoshihiro Togashi
Outro autor bem polêmico na lista, famoso tanto por suas histórias como pelo seu traço.
Togashi é o autor das 2 obras famosíssimas e quase essenciais Yu Yu Hakusho (que está sendo relançado por aqui pela JBC) e Hunter x Hunter (lançado por aqui também pela JBC, e paralisado assim como está no Japão), além de obras como Level E (lançado por aqui pela JBC). Grande parte de sua fama atualmente se dá pelo quase piada hiato que seu mangá atual, Hunter x Hunter, se encontra, chegando ao ponto de lançar menos e 10 capítulos em 1 ano e ficar mais vários anos sem fazer nada, além do fato mais revoltante que é o traço do mangá, muitas vezes feito nas coxas, parecendo ser até um rascunho.
Antes
Depois
Bem Depois
– John Romita Jr.
Voltando ao ramo dos quadrinhos americanos, um dos meus desenhistas favoritos e um dos com traço mais polêmico também.
John Romita Jr. é famoso por fazer vários trabalhos para Marvel e DC, e também por desenhar Kick Ass. É filho de um dos artistas mais clássicos do ramo (John Romita pai), tanto que seu traço no início lembrava o de seu pai antes de adquirir sua personalidade própria, e tem uma assinatura maneira (JR JR).
Antes
Depois
– Takeshi Obata
Um dos desenhistas mais adorados do mundo dos mangás também mudou bastante de traço.
Takeshi Obata é o responsável pelo traço de obras como Hikaru no Go, Bakuman, All You Need Is Kill e Death Note, todas publicadas aqui no Brasil, além de vários outros mangás. Seu traço evolui e se adequou bastante, começando com um traço bem padrão em Hikaru no Go, até crescer para seu traço padrão, mas adequando para algo mais simplista em Bakuman.
Antes
Depois
Bem Depois
– Hirohiko Araki
Mais um desenhista polêmico, com uma das mudanças mais bruscas de traço.
Hirohiko Araki é o responsável por mangás como Baoh Raihousha, Gorgeous Irene e a interminável franquia Jojo’s Bizarre Adventure. Devido aos 25 anos de publicação de Jojo, só neste mangá já dá pra acompanhar o quanto o traço do artista mudou; de um traço que exalava “anos 80” no início, naquele estilo sisudo, com personagens bombados à lá Hokuto no Ken para um traço quase “mangá normal” no meio para um traço beirando o realismo atualmente. É aquele tipo de desenhista que mudou tanto que não consegue mais desenhar os personagens antigos de tão diferentes que ficam no traço novo.
Antes
Depois
Bem Depois
– Maurício de Souza
E quem melhor para fechar a lista do que o desenhista que praticamente acompanhamos mudar o traço?
É interessante acompanhar com o lançamento das Graphics MSP que no final de cada revista somos apresentados a origem e criação do personagem ou da turma que foi representada na revista em questão. Por exemplo, nas do Astronauta, temos suas primeiras histórias e um comparativo de seu traço ao longo das décadas; e o mesmo vale para o Bidu, o Piteco, a própria Turma da Mônica, e por aí vai.
Esqueci de algum desenhista? Falei bosta de algum dos mostrados aqui? Qual teve a melhor mudança de traço? Qual devia ter continuado sem mudar? Deixe sua opinião aí nos comentários! Quem sabe no futuro eu não faça uma parte 2 😉
Hunter x Hunter é da JBC.
CurtirCurtir
Sim sim, já arrumei.
Obrigado pela contribuição! =)
CurtirCurtir
Um que mudou absurdamente é o famoso Oh!Great! de Air gear e Tenjou Tenje
CurtirCurtido por 1 pessoa
Bem lembrado, Renan. O traço dele no começo de Tenjou Tenge era bem feinho xD mas com o tempo evoluiu demais, e acho o traço dele um dos mais lindos (apesar de alguns dizerem que e quesito de história suas obras são praticamente vazias).
CurtirCurtir
O Bill Sienkiewicz é um que mudou o traço bagarai. Era meio Neal Adams,ai pirou e mudou o traço. O Stuart Immonen ( que desenhou o fantástico Identidade Secreta ) é outro que mudou muito ao longo dos anos.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Vish, se eu te falar que não conhecia nenhum dos que você citou, heuaheuahe xD
Vou dar uma pesquisada depois. Quem sabe não vão pra parte 2? =q
CurtirCurtir
Quando li o titulo, o primeiro q passou na cabeça foi o tite kubo, ele tbm mudou bastante 😮
CurtirCurtir
Sim, o Tite Kubo evoluiu pra cacete! Ainda mais se tu compara com aquele primeiro mangá dele, Zombie Powder acho que chama.
Tem muita gente pedindo Tite Kubo, na parte 2 vai ser o primeiro na lista xD
CurtirCurtir
Esqueceu Nobuyuki Fukumoto :v
CurtirCurtir
Putz cara, nunca acompanhei muito a mudança de traço dele, pra mim ele seguia por aquele lado mais próprio dele sempre!
CurtirCurtir
Você usou uma ótima imagem pra representar a evolução nos traços de GetBackers, que é a imagem do Angel Arm, essa imagem é muito foda e eu até usei de papel de parede no meu notebook por um tempo. E o Araki tem uma mudança de traço estranha, antes de começar a ver JoJo eu até achava super estranho a mudança que ele fez, só que hoje em dia me acostumei com os traços x)
CurtirCurtido por 1 pessoa
Angel Arm?
Sim, é bem bonita xD
Sim sim, no começo eu também estranhava, mas te falar que hoje até prefiro o traço atual dele. Legal é ver aquelas imagens que mostram toda a evolução dele, com uma imagem do começo e do final de cada arco, se até nos arcos ele evolui muito, imagina no mangá por inteiro =q
CurtirCurtido por 1 pessoa
Um mangaká que mudou o seu estilo ao longo dos anos foi Gosho Aoyama. Ele é o autor das obras Yaiba, Magic Kaito e Detective Conan. Um bom exemplo pra notar a mudança do traço, é comparar a capa do volume 01 de Magic Kaito, com a do volume 04 (que foi lançada anos depois).
CurtirCurtido por 1 pessoa
Putz, nem lembrei dele. E acho que no caso dele não foi nem uma mudança de estilo, e sim uma evolução (aliás, uma bela evolução).
CurtirCurtir