Um pequeno resumo do último sábado do Anime Friends

13709981_1064456696922841_2339591530312772243_n

Uma análise um pouco mais objetiva sobre o último evento grande que fui.

Spoiler: foi do caralho.

Eu não vou fazer um parágrafo expositório sobre o que é Anime Friends.

Digo, se você está aqui, você provavelmente já sabe. Um evento gigante que é tipo CCXP mas um tanto quanto menor.

Era sexta a noite quando meu ônibus saiu daqui. Animado porque eu estava levando uma quantia considerável de dinheiro (mais do que eu planejava), e eu não precisaria gastar esse dinheiro em comida, já que pra isso eu tinha meu cartão.

E ah, minha mãe foi pro evento também. Do nada ela foi, pagou o ônibus e sentou.

O que é interessante de se pensar que até uma mãe, que não entende nada das coisas que tem no evento, consiga aproveitar o lugar.

Chegamos lá por volta das 6, 7 da manhã. Fomos literalmente os primeiros a chegar. No que diz respeito a “fila”, ficamos pouco, até; o problema é que, depois de “entrar”, isso é, passar pelos seguranças e tudo mais, ficamos uma boa parte da manhã numa área na frente desse portal que coloquei na foto esperando o evento começar.

O lado ruim foi ficar horas e mais horas esperando o evento começar de vez. Parecia que o tempo não passava, e o aumento no número de pessoas só reforçava essa impressão.

Mas por outro lado, não posso negar o quão interessante é ver um lugar que está vazio aos poucos ficar completamente lotado. E ir vendo os primeiros cosplays que chegam, as primeiras pessoas, e fazer aquelas amizades enquanto espera o evento abrir é algo único.

Além de que ficar “largado” nessa área grande esperando é muito melhor do que se fosse uma fila única até o evento abrir. Podíamos nos mover, sentar e sem nos preocuparmos com um lugar, como seria se fosse uma fila.

13707785_10209627695227950_4546906420843955762_n

Cosplay de Link. Foto tirada quando ainda não tinha quase ninguém nessa área de espera.

Então, depois de algo já tradicional no evento desde quando ele é feito no Campo de Marte, que é um staff (com tatuagens do Aang) subindo no portal e fazendo uma contagem regressiva, o evento começou.

O espaço do evento é bem intuitivo e linear. É praticamente impossível se perder lá, pois é só andar um pouco e você está na área central, onde é possível ver tudo.

Primeiramente, fui comprar meus mangás.

Fiquei decepcionado por não ter nenhuma loja “grande” no lugar (fora as das editoras NewPOP e Panini). Há alguns anos, sempre tínhamos a presença da Comix; então, mudou e veio uma loja similar, a Hijikuro; mas esse ano não tinha nenhuma das duas. Apenas lojas menores, com uma ou outra um pouco maiores, como é o caso da loja da Liga HQ.

Não ter uma loja grande com conteúdo variado é meio ruim, pois acaba te obrigando a fazer uma “pesquisa de campo” nessas outras lojas. E mesmo assim nunca é o suficiente.

Por exemplo, eu queria comprar a edição 1 de Vinland Saga. Não achava que teria na loja da Panini (o que foi um erro, pois tinha), então procurei nessas outras lojas. Achei  a edição por 40 reais. O preço me fez pensar que a edição era rara, e justamente por isso eu quase comprei. Quase. Decidi procurar mais um pouco.

Então, na já dita Liga HQ, achei a edição pelo preço de capa. Ótimo, eu pensei. Saí ganhando.

Mas no fim do evento, conversando com um amigo (que é quem tirou a maioria das fotos que estou usando nesse post), descobri que ele pagou 5 reais na mesma edição. Detalhe: nova e lacrada.

Então é tudo uma questão de pesquisa nas várias lojas que tem por lá.

Tanto que outro erro que cometi foi ter pago 40 reais na primeira edição de Rurouni Kenshin para depois achar pelo preço de capa.

É a vida.

Então, a loja da Panini.

Pra começar que já tinha uma fila enorme apenas para entrar na loja. E quando você entrava, não melhorava: era dificílimo andar por lá, e quando você completava sua lista de compras na loja, tinha que enfrentar outra fila, ainda maior (e que se estendia por toda a loja) apenas para pagar.

Tanto que deu dó ver um cara que enfrentou aquela fila gigantesca… Só pra comprar o primeiro volume de One-Punch Man.

Mas verdade seja dita, foi provavelmente a melhor loja de mangás do evento inteiro. O catálogo estava gigantesco, e tinha de tudo, até edições raras estavam aos montes lá (a única coisa que não achei foram as 2 primeiras edições de One Piece). Isso além dos 20% de desconto no caixa, que já tornava a loja economicamente muito mais em conta do que a maioria.

A loja da NewPOP, por outro lado, não estava tão lotada quanto a da Panini (pelo menos não quando eu fui).

Ela estava quando uns descontos mais objetivos e específicos. Por exemplo, Helter Skelter estava de 25 reais por 20, e outras coisas do gênero.

Mas algo que gostei foram as informações que estavam presas na parede em cima dos mangás ou Light Novels. Eram bem informativas para quem queria comprar, informando se a obra era volume único, se estava ali completa…

Enfim, depois dessa primeira olhada nas lojas de mangás, fui almoçar.

Mas antes, só é interessante comentar sobre uma pequena coisa envolvendo os estandes de roupas e afins. Parece que houve alguma briga interna ali, pois antes do evento começar, quando estávamos naquela área esperando, veio um cara de um dos estandes com um megafone para sortear algumas camisas e ele começou a falar algo sobre a loja Piticas, pedindo para as pessoas não comprarem lá e dizendo que a loja quer “acabar com os eventos de anime”.

Mas bem, não é da minha jurisdição comentar sobre isso :v

13731603_10209627726148723_3153790148841948161_n

Quanto ao almoço, foi uma das partes que mais me incomodou no evento. Sem lugar pra sentar, atendimento ruim, uma fila GIGANTESCA… Mas, infelizmente, faz parte.

Depois desse almoço, fui para a sala da Brasil Comic-Con assistir à “palestra” do ator que fez o Ranger vermelho do Força do Tempo, Jason Faunt (e que também faz a captura de movimentos para o Leon, em Resident Evil 6).

O lugar estava mais lotado do que eu imaginei, com fila pra entrar, inclusive, e com gente ouvindo e assistindo pelo lado de fora da sala.

O cara é uma simpatia em pessoa, tratou a todos super bem e respondeu as perguntas sempre sorrindo e elogiando, além de dar informações exclusivas sobre Resident Evil (que vai ter um novo filme em animação que ele está participando) e sobre The Order, que é o filme que vai juntar vários atores que participaram de Power Rangers.

Depois disso, andei mais um pouco pelo evento. É engraçado reparar como pra tudo tinha filas, principalmente para o banheiro. E é engraçado também reparar o quanto o pessoal se virava para arranjar algum lugar pra sentar, sendo este lugar desde um pedaço de metal até mesmo no chão, no meio de todos.

Então, foi a vez da palestra da NewPOP, que seria seguida pela da Panini.

Grande parte da palestra da NewPOP foi sobre como é o processo deles de trazer as obras pra cá e porque algumas delas acabam atrasando. No final, depois de um grande suspense, foi anunciado a nova obra que eles irão publicar, que é Suicide Club.

Depois, na da Panini, pelo menos metade da palestra foi sobre os próximos lançamentos da Marvel, DC, Vertigo e outras do gênero. Acabou sendo bem cansativo, e até meio contraditório, já que na loja da Panini no evento só tinham mangás, então falar dos outros quadrinhos na palestra e várias vezes cometer o erro de dizer que “é só ir no nosso estande comprar” foi um tanto quanto estranho. E então, foram feitos os 3 anúncios de novos mangás: Yokai Watch; Sakamoto Desu Ga? e o relançamento de Dr. Slump.

Dito isso, foi só enrolar um pouco até começar o show, que era do “Cavaleiros do Zodíaco In Concert”, com Edu Falaschi, Larissa Tassi, Ricardo Cruz Rod Rossi.

Na verdade, o show foi dividido em 2 partes: primeiro só os 4 e depois de um curto intervalo, se juntaram à eles Yumi Matsuzawa e Nobuo Yamada, que cantam as músicas originais de CDZ lá no Japão.

E meu amigo… QUE SHOW!

Eles cantaram de tudo. Teve todas as músicas de Cavaleiros do Zodíaco (com direito à música da Manchete), teve Cha-La Head Cha-La (a versão do Flow), teve Angra, teve Iron Maiden, teve JAM Project em português…

Todos os vocalistas estavam afinadíssimos, e mais do que isso, a química entre eles no palco estava sensacional.

Foi a única vez que fui no Anime Friends que realmente fiquei animado no show. E digo mais, foi um dos melhores shows que já tive o prazer de presenciar.

Sei disso pois mesmo não sendo fã de CDZ, me arrepiei em VÁRIOS momentos durante o show. Simplesmente sensacional.

13729007_1143107092430660_3575933927538155352_n

E bem, foi isso.

Houveram algumas coisas que não consegui assistir mas que queria ter visto, assim como todo grande evento, e cada vez mais eu to criando a impressão de que o melhor jeito de se aproveitar um evento grande desses é indo no mínimo em 2 dias.

Detalhe para a estranha falta de algo da JBC no evento. Sendo uma editora exclusivamente de mangás, é estranho ela não estar no maior evento do Brasil do gênero.

E agora, alguns vídeos e imagens do evento:

13718499_10209627715748463_203397047489980623_n

13769545_10209627727028745_6904943797943429578_n

13654229_10209627738869041_8688340607320316434_n

13770281_10209627765629710_3687723916682512674_n

13731696_10209627770509832_9044262176331072442_n

13697002_1143261959081840_1733834615478879144_n

13769444_1391407507571024_4723821049981905959_n

Joe Inoue. A imagem é auto-explicativa :v

Larissa Tassi cantando a música de Cavaleiros do Zodíaco da Manchete:

Introdução do show:

E só quero deixar claro que nenhuma das imagens ou vídeo são minhas. Grande parte das imagens são de um amigo meu, e o resto está na própria imagem/vídeo de quem é.

E você, foi no evento? Comente aí o que achou.

5 comentários sobre “Um pequeno resumo do último sábado do Anime Friends

  1. Pingback: A blogosfera em destaque #4 – finisgeekis

  2. Pingback: Artigos Recomendados #02 – Blogosfera Otaku BR – Só mais um aleatório

Deixe um comentário