Final da Liga Kalos

2016 - 1

Desculpem o textão enorme mas preciso falar sobre esse resultado da Liga Kalos e botar pra fora tudo o que penso. Aviso que obviamente haverá spoilers.

Bem, decepção e revolta são as palavras que definem esse episódio. Todo mundo sabe que Ash não rima com vitória, mas mesmo assim a grande maioria dos fãs estava confiante nessa final. E olha, eu engulo as eliminações passadas do Ash, até o Tobias que foi uma puta sacanagem apenas para eliminar o Ash eu consigo aceitar, mas o que vimos hoje não foi uma batalha, foi um deboche, uma subestimação da inteligência dos fãs, pareceu quase um teste pra ver até onde conseguimos cair pra aceitar algo. Mas o que torna essa derrota tão frustrante sendo que isso já ocorreu cinco vezes no passado?

Primeiramente, tudo indicava a vitória de Ash. Ele havia tido 2 batalhas anteriormente com o Alain e perdido ambas, isso dava a entender que a final seria a redenção de Ash, pois nunca ouvi falar de um protagonista que perdeu todas as vezes contra seu rival. Ash também tinha uma certa vantagem sobre o Alain por possuir 3 pokémon sobrando enquanto o Alain possuia apenas 2, e isso com o Alain ainda tendo seu trunfo, o Charizard, um pouco enfraquecido pelo Pikachu. Também há o fato da propaganda da super shuriken gigante do Greninja que bem, não fez nem cócegas no Mega Charizard X. E pra finalizar o raciocínio, só comentar que o nome do episódio traduzido seria algo como “Vitória da Liga Kalos! A Batalha Suprema de Ash!!”, eu sei que isso não confirma nada, mas convenhamos, o que você entenderia lendo um título desse?

Outro fato é que a temporada XY foi um pouco diferente das outras. O roteiro por exemplo estava muito melhor e mais amadurecido, tivemos coisas como o amourshipping (romance entre Ash e Serena) e também um Ash bem inteligente, fazendo ótimas estratégias no meio da batalha, porra, tivemos até episódios “filler” bons e interessantes. Parecia que finalmente os roteiristas tinham começado a tratar o anime de Pokémon como um anime de verdade.

smugreninja

Smug Greninja achando que vai fazer algo de útil

E essa temporada era a temporada perfeita para o Ash finalmente obter sua tão querida vitória, quase 20 anos de caminhada, um time que arrisco dizer que foi o melhor time do Ash até agora, pokémon totalmente evoluídos e na sua forma final (com exceção do Pikachu porque né), Greninja até recebeu uma forma especial e poderosa, dando a impressão que era ainda mais poderosa que a Mega Evolução. E tem o fato que Alola aparentemente não terá ginásios, o que seria perfeito para o Ash chegar lá como campeão, vencer os desafios das ilhas e quem saber estabelecer uma liga pokémon em Alola, olha como seria um ar fresco na série e algo super interessante ao mesmo tempo.

E também segundo Lucian, membro da Elite Quatro de Sinnoh, ao vencer a liga, o campeão deve desafiar a Elite Quatro e ter uma batalha com o campeão da região pelo seu posto. Ash podia muito bem ter vencido o Alain, desafiar a Elite Quatro e perder para a Diantha em uma linda batalha, eu estaria totalmente satisfeito, finalmente teríamos uma sensação de progressão, não um loop infinito de derrotas.

foda-se

Shuriken Gigante Suprema Moderfoquer inútil

Mas bem, apesar de tudo isso, o que me deixa mais decepcionado não é a derrota em si, mas sim como ela ocorreu, FOI EXTREMAMENTE FORÇADA. Sério, Charizard estava um pouco enfraquecido pelo Pikachu e foi enfrentar o Greninja com força total, e a luta começou com o Greninja dando um senhor cacete no Mega Charizard, então quando ele prepara sua super shuriken para finalizar, o Mega Charizard simplesmente usa um Blast Burn e derrota o Greninja facilmente. É isso, a batalha que todos esperávamos foi rushada, forçada e decepcionante, é ainda mais frustrante quando você lembra da batalha do Greninja contra o Mega Sceptile, que arrisco dizer que foi umas das melhores batalhas que vi em Pokémon até hoje.

deus

Aqui podemos ver claramente como o Charizard se feriu muito na luta e saiu semimorto

E sabe o que é o pior depois disso tudo? O Ash não liga, seus amigos não ligam, estão todos felizes e conformados, e até parece que a mãe do Ash e Professor Carvalho desistiram do menino porque aparentemente nem ligar a TV pra assistir a final eles fizeram. Sério mesmo? Depois de tudo que você passou Ash, nenhuma frustração sequer? E pra piorar, o Alain não aparenta sentir peso nenhuma pela vitória, recebeu o troféu com aquela cara de bunda dele e ficou totalmente whatever. E sabe por quê isso? Porque o Alain não liga pra Liga, ele não ligava e somente participou porque soube que o Ash, o amor de sua vida, estaria lá e resolveu participar de última hora e sair igual um maluco atrás das insíginias. Eu entendo que o Alain teve um pouco mais de decência porque foi um rival apresentado com bastante antecedência e que teve uma certa construção, o que o torna mais engolível que um Tobias da vida, mas cara, eu não entendo qualé a do Alain.

preocupação

Ash e Pikachu 200% mad por terem perdido mais uma vez

No começo o Alain estava em busca da mega evolução mais poderosa, depois começou aquele subplot do Chespin da Manon onde o Alain saiu putaço atrás de uma cura. Então um belo dia cruzou caminho com o menino Ash, se divertiu chutando a bunda do rapaz e pensou “ah, foi divertido, acho que vou participar da liga só pra batalhar com ele novamente”. Cara, você não precisa estar na liga para desafiar uma pessoa, ele poderia ter pedido uma batalha a qualquer momento, talvez esperar o Ash vencer a liga para ter sua força testada contra o campeão. Mas não, os roteiristas encontraram uma forma de enfiar o Alain na liga apenas para derrotar o Ash.

whatever

Alain extremamente emocionado por ter vencido a liga que sempre sonhou

Quando eu paro pra pensar, imagino que seria bem melhor o Ash ter perdido para o Sawyer. O Sawyer é um rival muito mais convincente, é muito fácil enxergar o porquê ele quer derrotar o Ash, o Alain quis derrotar o Ash apenas porque o roteiro quis, não consigo comprar a rivalidade por parte dele. E o Sawyer também é um personagem muito mais carismático e interessante que o Alain, o Sawyer é aquela pessoa que estuda, cai, mas aprende com os erros e levanta mais forte, prepara sua estratégia e dá o máximo de si. O Alain é só um cara fodão, com motivações confusas e um time que se resume num Charizard com força divina.

gay

Alain pensando: “To pegando pokémon, mas queria estar pegando você.”

Eu também não entendo o porquê de persistir nas derrotas do Ash, parece que na mente dos roteiristas, ao vencer uma liga você se torna automaticamente um Mestre Pokémon e sua jornada se encerra, e não é bem assim. Ash poderia facilmente ao ter vencido essa liga, partir para uma nova região porque vê que tem muito mais o que aprender ainda, ser um mestre não precisa significar apenas algo simples como uma vitória, o Ash poderia ter vencido todas as ligas até agora e continuar sentindo que tem mais a aprender que isso não soaria forçado e seria muito mais satisfatório.

E agora o que sobra pro menino Ash em XY? Provavelmente vai derrotar o Lysandre e salvar o mundo mais uma vez, porque aparentemente salvar o mundo é muito mais fácil que ganhar um torneio. E eu tenho medo de haver um momento revanche do Ash com o Alain e o Ash acabar vencendo, se isso ocorrer, o que é bem provável, eu vou realmente ficar puto com os roteiristas. Talvez o Ash também desafie a Diantha mais uma vez e quem sabe até ganhe, na batalha passada entre eles o Greninja não estava na força máxima e deu bastante trabalho pra Gardevoir, mas nessa altura do campeonato, Ash pode tanto vencer ou perder pra Diantha que nem vou me importar mais.

dead

Depois desse episódio to igual o Greninja pelo resto do dia

Bem, essa final de liga serviu pra botar algo na minha cabeça definitivamente, o anime de Pokémon não serve para contar uma história, serve apenas para ganhar dinheiro. Pode houver a construção de personagem que houver, vão arranjar um jeito de prolongar o Ash como protagonista por não saberem como lidar com ele vencendo e tem medo de saírem de sua zona de conforto e vão continuar sugando o máximo que conseguirem do Ash à exaustão.

E por fim, faço um apelo de que não descontem sua raiva no Ash, ele não tem culpa, o garoto eterno deu seu melhor e não venceu não por falta de capacidade, mas sim porque os roteiristas quiseram. Odeiem eles, descontem toda sua raiva nos roteiristas, eles merecem e precisam saber da nossa indignação. Talvez eles até algum dia mudem de ideia e façam o Ash ganhar alguma liga oficial, mas até lá, não vou mais criar hype nenhum para cima do Ash, Liga Kalos foi a gota d’água pra mim e pra muita gente. Eu não vou desistir do anime, Pokémon é algo que gosto de assistir e XY continua sendo uma boa temporada, ótimos personagens, ótimos episódios, ótima construção e eu continuo recomendando para as pessoas assistirem, mas que perdeu grande parte do seu brilho, isso perdeu.

lysandre

Lysandre, ninguém mais se importa com seu plano maluco de crescer raízes gigantes numa cidade

Anúncios

15 comentários sobre “Final da Liga Kalos

  1. Esperar que o ash vença a liga é a mesma coisa que esperar que o pikachu vire um raichu, é algo que faz parte da essência do anime, e creio que muitos não tenho capitato a mensagem de pokemon que é a de que o que importa não é a vitoria mas sim a amizade e a aventura, e vemos isso no fato do ash não estar triste por ter perdido este torneio.

    Curtir

    • Não concordo com essa comparação, porque o Pikachu não evolui pelo simples fato de ser o mascote da franquia, e não o Raichu. E todo mundo já entendeu que a aventura e a amizade é mais importante que a vitória, não precisa persistir nisso por 6 regiões. Dá pra explorar muito mais coisas do que ficar martelando na mesma tecla pela eternidade.

      Curtir

  2. 1° – O Alain já enfrentou Elite 4 e Campeões de igual pra igual e está no mesmo nível deles.
    2° – Ele enfrentou o trio do clima responsáveis pelo estado do mundo em suas formas mais poderosas.
    3° – Ele derrotou um pokémon de uma Elite 4 que possuía “Flash Fire” com um “Blast Burn”.
    3.5° – Isso depois de ter derrotado outras 9 mega evoluções consecutivas.
    4° – Ele tomou toda a trama da mega evolução que deveria ser focada no anime principal com Ash.
    5° – Teve treinador que virou dia e noite treinando pra derrotá-lo e foi humilhado por ele.
    6° – Nunca foi dito que a transformação do Greninja era superior a mega evolução.
    7° – O Ash nunca conseguiu chegar perto de realizar os feitos do Alain.
    8° – O anime estava cagando pra liga desde o princípio, o foco deles sempre foram Flare e Zigarde.
    9° – A própria abertura mostra Alain como um dos vilões então não faria sentido ele perder antes disso.
    10° – Ash estava cagando pra possibilidade de usar megas e seus pokémons antigos.
    E só agora vocês vem ficar revoltado com o anime? Só agora perceberam que tinha algo de estranho nisso? Só agora perceberam o que iria acontecer? Sério mesmo?

    Curtir

  3. 1º – Tá, eu reconheço a força do Alain, mas isso não impede o Ash estar no mesmo nível de força ou superior.
    2º – Outro argumento sobre a força do Alain e que não impede o Ash estar no mesmo nível com o Ash-Greninja cujo potencial não conhecemos. Ash também já esteve metido em um monte de treta de lendário.
    3º – Ash já venceu pokémon do tipo ground com golpe elétrico, anime não segue lógica hsuauhsa.
    3,5º – Novamente, isso demonstra a resistência do Charizard, mas isso não justifica ele ignorar completamente o poder explosivo do Ash-Greninja.
    4º – Ok…?
    5º – Um cara que treina só pra derrotar uma pessoa em específico não tem necessariamente mais chance contra esse cara do que um cara que treina pra ser o melhor todo dia.
    6º – Nunca foi dito, mas uma forma lendária que apenas um treinador possui parece algo bem mais poderoso do que algo mais comum. Sem falar que a sincronia de treinador e pokémon tendo suas forças intensificadas é bem mais poético do que apenas ultrapassar limites normais. E também tem o fato de que o efeito kizuna possui um fardo e peso muito maior do que simplesmente mega-evoluir.
    7º – Ash não teve momentos show-off porque não é assim que ele é trabalhado, o Alain sempre foi um cara com poder alto e fixo, Ash é o protagonista que cresce e evolui, nada impede ele de estar no nível do Alain nessa final (e ele de fato estava no nível).
    8º – O anime tava dando mais importância pra Flare sim, mas e daí? Querer focar em algo não torna todo o resto irrelevante e whatever.
    9º – Bem, ele poderia e provavelmente irá mudar de lado, o grande vilão é o Lysandre e não ele. Uma derrota dele antes não atrapalharia em nada um roteiro bem escrito. E aberturas de anime não podem ser levadas tão à sério.
    10º – E…? O Ash-Greninja já era sua “mega” e seu ás, por 2 ás no time ficaria confuso.

    E sim, estou revoltado com o anime, não vou falar que “noooosssa, NUNCA que isso iria acontecer”, eu vi a possibilidade vindo, mas todo mundo teve fé no Ash, esse era o momento do Ash, o momento da série seguir em frente em vez de ficar preso num ciclo. Mas resolveram dar o dedo do meio e continuar na mesmice.

    Curtir

    • 1° – Mesmo nível? Superior? Onde que você viu isso?
      2° – Nunca vi o Ash lutar contra lendários naquele mesmo nível do Alain.
      3° – Então…
      3.5° – Quer dizer que o poder explosivo Greninja é maior do que 9° megas consecutivas?
      4° – Isso mostra que o Alain tomou o lugar do Ash, logo deveria ser o Ash que deveria estar no nível do Alain. Alain nem deveria existir.
      5° – Um cara que treina só pra derrotar uma pessoa em específico teria mais chances do que qualquer outra para derrotar esta pessoa em específico.
      6° – Interpretação sua. Na minha opinião, essa transformação não passa de uma desculpa esfarrapada pro Ash nunca ter uma mega de verdade.
      7° – Você fala de um jeito como se fosse normal o Ash se tornar o mais forte do mundo apenas por ser o protagonista (o que é a mesma coisa cagar pra tudo e seguir roteiro que é o que está sendo feito com Ash, aliás)
      8° – Isso mostra que o interesse deles é completamente outro e foi o que vimos.
      9° – Sério? Imagina se o Aizen fosse derrotado antes do confronto final? Isso ainda seria um confronto final? Lyssandre é o chefe final mas Alain tem uma participação especial na trama e isso não faria sentido ele ser derrotado duas vezes assim.
      10° – E foi este “ás” que causou sua derrota. Se o Ash atual não possuísse somente olhos para os pokémons de Kalos, suas chances seriam bem maiores.

      Olha, pra mim, sua crítica está mais para opinião do que análise. Você só estava vendo o que queria ver e não estava analisando a série como um todo, e está assim até agora e é por isso que você não consegue aceitar o que aconteceu. Mas devo dizer que eu não entendo qual seria a graça do Ash ganhar a liga se o Alain não participasse. Ele iria ganhar o troféu mesmo sabendo que existe alguém mais forte e que foi deixado de lado? Teria algum valor em uma vitória assim? Seria só pra dizer que ganhou a liga mesmo? Um título tão vazio assim iria valer a pena mesmo? Foi melhor o Ash ter perdido pro Alain do que ele ganhar a liga sem que o Alain tivesse participado.

      Pessoalmente eu fiquei extremamente satisfeito do Ash ter perdido a liga porque eu detesto o Greninja e seu mega cosplay, foi por causa disso e dos especiais do Alain que toda a trama das megas foi jogada no lixo. Tudo que o Alain fez foi no lugar do Ash, era pra ser ele que deveria estar naquele nível e as megas não mereciam o tratamento que teve por causa desse sapo de cosplay.

      Curtir

      • 1º – Eu vi isso no episódio passado, Alain tava limpando o torneio usando só Metagross e Charizard, Ash deu muito trabalho e inclusive acabou o episódio na vantagem.
        3,5º – Olha, essa batalha foi basicamente mais um show-off do Alain, não tem como usar ela como parâmetro e dizer que o Greninja precisa ter a força de 10 mega-evoluções pra derrotar o Charizard. No anime, muitas vezes apenas um golpe bem dado é o suficiente pra acabar uma luta sem ter essa coisa de “barra de HP” como no jogo, aquela shuriken gigante podia muito bem ter finalizado o Charizard porque não fazemos ideia do nível de força daquilo.
        4º – Concordo que o Alain não deveria existir hsuahusa.
        5º – Nhé, acho esse argumento bem fraco, aquele maluco do Garchomp não chega nem perto do Ash.
        7º – Bem, era meio que pra ser assim não? Tudo bem perder algumas vezes, mas precisa se ganhar algum dia, e o Ash tava realmente forte e com um bom time nessa temporada.
        9º – É isso que to dizendo, o Alain não é o Aizen, quem é o Aizen é o Lysandre, ele que vai ser ou deveria ser o confronto final. E o Alain pode ter sua participação sem necessariamente ter que batalhar com o Ash de novo.
        10º – Concordo que o Ash devia ter pego alguns pokémon antigos, mas pra mim o Greninja foi um bom ás, perdendo mais por motivos de decisão de roteiro do que por falta de habilidade.

        Bem, eu entendo sua frustração, e eu acho que até preferiria se o Ash tivesse algum mega em vez do Ash-Greninja (menos Mega Charizard, não aguento mais Charizard e fiquei muito feliz que ele não voltou nesse arco), mas eu aceitei e comecei a gostar do Ash-Greninja com o tempo. Ash e Greninja eram realmente fortes e continuo achando que eles mereciam essa vitória mais que o Alain sem emoção e seu Charizard com esteroides.

        Curtir

  4. 1° – Mas eu nunca vi Ash enfrentando lendários como Alain enfrenta.
    3,5° – Dizer que é show off é meio estranho porque o Greninja tem muito disso também, se isso fosse com o Greninja tenho certeza que ninguém reclamaria…
    5° – Claro né, ele não é um dos seus personagens preferidos, então dane-se ele e a lógica.
    7° – Okay, então quando é conveniente pra nossa satisfação que dane-se a lógica mesmo.
    9° – Okay, Aizen foi equivocado. Imagine Grimmjow e Ulquiorra, seria basicamente a mesma coisa, tiraria toda graça da luta final com eles.
    10° – Concordo que o Greninja é habilidoso mas ainda preferia uma mega de verdade, o fato deles quererem prender muito o Ash em Kalos foi o grande erro da saga (a ausência do Prof. Carvalho e a mãe do Ash também se encaixam nisso).

    É engraçado dizer isso porque eu queria justamente o Charizard. Porque quem liga pro Charizard do Alain? Se substituíssem Alain e seu Charizard por Ash e seu Charizard ficaria perfeito.
    Admito que o Greninja foi muito bem trabalhado mas não muda o fato que ele foi só um prêmio de consolação já que o Alain roubou todas as megas do anime.

    Curtir

    • 1º – Bem, ele realmente não enfrenta, geralmente fica fugindo nos filmes shuhusa. De cabeça só lembro dele enfrentando as 3 aves e ganhando do Articuno do Noland. Mas sei lá, ainda acho que o Ash-Greninja tem potencial pra conseguir enfrentar um lendário mais pdoeroso, talvez não ganhar, mas ter uma boa batalha.
      3,5º – Talvez eu tenha soado que esteja reclamando dos show-off do Alain, mas não to não, é só jeito de dizer mesmo hsuahsua. Greninja teve seus momentos, e não reclamaria do Ash ter mais momentos assim também não.
      5º – Realmente ninguém se importa com ele e ele também não era grandes coisas, tenho certeza que o Ash também o venceria com certa facilidade, pelo menos com mais facilidade do que quando batalhou o Sawyer.
      7º – Protagonista ganhar é algo natural, você fala como se o Ash acabasse ganhando seria muito protagonismo, mas pra mim quem acabou usando o poder do poder do protagonismo ali foi o Alain.
      9º – Eu concordo que se for acabar tendo uma batalha final entre eles o seu argumento vai fazer sentido, mas ainda não vejo a certeza dessa batalha vindo, então vamos esperar um pouco hushus;
      10º – Concordo, XY focou muito em Kalos mesmo, nenhum personagem antigo aparecendo nem nada, mas não acho que isso comprometa muito a temporada.

      Tipo, eu até concordo que uma batalha de Mega Zard X vs Mega Zard Y seria bem legal (a batalha do Trevor mal conta). Mas sei lá, tenho birra com aquele Charizard, muito pau no cu, e também acho que ele foi um pouco usado à exaustão, deixando eu um pouco cansado dele.
      Eu não vi o Greninja apenas como um prêmio de consolação, achei que estavam preparando terreno pra alguma coisa do Sun e Moon, mas por enquanto nada ainda. Se não houver algo do tipo nos jogos eu realmente não vou entender qual o sentido daquele Greninja e concordar com você.

      Curtir

  5. Eu achava que eles estavam deixando o Pikachu de lado nessa temporada e dando enfoque na relação do Ash com o Greninja justamente pra mudar radicalmente o anime, mas pelo visto eles não tem culhão pra isso. Aposto que na proxima região o Greninja vai ir pra fazendinha da Mãe do Ash e o pikachu vai sofrer mais um reset…

    Curtido por 1 pessoa

  6. Pingback: Artigos Recomendados #20 – Blogosfera Otaku BR | Anime21

  7. Pingback: Artigos Recomendados #03 – Blogosfera Otaku BR – Só mais um aleatório

  8. charizard do ash e mais forte do que o do alan o do ash ganhava do zard dele sem mega evoluir eu conheço como é mais ai eles pensam que se o ash ganhar vai ficar em kalos não ele tem que enfrentar a elite 4 isso ta comprovado o proprio ash falou isso mano e nein deram bola pro pikachu deram bola pro greninja o trouxa dos kra tira esse pikachu fi e evolui esse desastre se o pikachu ja e forte assim imagina se ele evolui pra raichu foda-se se ele e mascote mano deixa o raichu la mano e deixa o pikachu como mascote pqp mano agora ele vai pra alola se foder mais uma vez toma no cu com isso pqp mano cagaram com o anime velho o ash ja e quase um mestre pokemon sua relação com seus pokemons e incrivel mano int ele tirava esse greninja ai e punha o infernape ou o charizard tirava esse talonflame e punha o staraptor tirava esse viadin do hawlucha e punha o torterra ou n fazeria isso e deixava o ash catar 1 apenas 1 lendario mano n lendario mitico e sim tipo zaptos articuno entei raikou suicune slá mano esses lendario mais fraco pq meu deus mano ta foda já :/

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s