[Recomendação] A Espada do Verão

KURT COBAIN FAZ PARTE DA MITOLOGIA NÓRDICA!

AQUI É O DARF E EU VOLTEI! – Toca a Marcha Imperial – e que se danem os direitos autorais!

Alô, Disney? Desculpa, não falei nada sobre direitos autorais não. Eu juro.

Enfim, voltei para vir falar sobre o que achei do último livro publicado pelo Rick Riordan (pelo menos o último que pertence à série de mitologias dele): A Espada do Verão.

Primeiramente, vale dizer que esse livro é provavelmente o melhor da série até agora, superando até mesmo Percy Jackson & os Olimpianos. E o principal motivo é simples: o personagem principal é carismático pra cacete, chegando a ser até mais que o Percy.

Ao longo do livro, vemos Magnus Chase (o personagem principal, dã) descobrir que é filho de um deus nórdico (sabe? Tipo Thor, Loki, Odin e etc). E a forma que ele reage a cada maluquice nova, que ser um filho de um deus proporciona, é muitas vezes sarcástica, irônica ou cínica.

Por exemplo: Magnus menciona algumas vezes durante o livro sobre como a mãe dele falava que ele parecia o Kurt Cobain (e realmente parece, tanto que quando o Lex viu a capa pela primeira vez ele até comentou “Nossa, o Kurt Cobain é o personagem principal?”) e logo após ir parar no além-vida, já no começo do livro, ele comenta sobre como agora ele tem mais uma coisa em comum com o Kurt.

Spoiler: Kurt Cobain morre.

Mas não é só pelo ótimo senso de humor do livro que eu gostei.

Outro diferencial foi que, ao contrário de outras histórias do gênero, o Magnus não é um guerreiro. Ele não sabe lutar.

“Mas porra, Darf! Ele é filho de um deus viking!” você pode estar dizendo agora, com Vikings passando no History Channel e uma camiseta do Ragnar.

Acontece que Magnus é filho do deus Frey, o deus da fertilidade e do verão. E ele não é um deus porradeiro igual Thor ou Tyr.

Curiosidade: Vikings não tinham impressora colorida. E nem preto-branco.

“Frey? Tyr? Mas eles não aparecem no filme do Thor” Vai pesquisar!

caham

Como eu disse, por não ser um guerreiro Magnus muitas vezes resolve os problemas com estratégia e pensamento rápido. Mas não pense que não ocorrem tretas, afinal de contas estamos falando de uma história com deuses vikings.

A diferença é que o Magnus me atraiu justamente por ser um personagem que não luta bem, que tem que se virar na base da lábia, da inteligência e da estratégia. Personagens assim não costumam aparecer tanto, ao menos não como personagens principais. Porque de forma geral, é mais interessante acompanhar o guerreiro fodão que vai se tornando cada vez melhor do que a criança franzina que luta mais ou menos, mas pensa rápido.

A temática do livro é sobre o quão forte é a sabedoria e a inteligência. Em diversas partes do livro temos personagens falando sobre o “preço do conhecimento”, sobre o sacrifício que as vezes temos de fazer para aprendermos algo. Isso é algo muito recorrente nas histórias da mitologia nórdica. Odin, por exemplo, perdeu um olho para obter conhecimento.

E você achando a faculdade difícil…

Quando encontramos Fenrir no livro descobrimos que ele tem a aparência de um lobo comum, porém com uma capacidade de persuasão absurda. Ele consegue falar de forma tão mansa que aparenta ser apenas um alguém inofensivo, enquanto tenta atrair os personagens para perto de onde ele está aprisionado e matá-los.

Spoiler: Fenrir é um lobo.

 

Mais uma vez a ideia de como pode-se ferir sem lutar fisicamente. O que torna Fenrir terrível não é ele ser muito forte, mas ele ser capaz de convencer as pessoas a fazer o que ele pedir.

Enfim, termino dizendo que é um ótimo livro e me animou por ver um personagem cujas palavras cortam mais que espadas.

E vocês que já leram, o que acharam do livro? Concordam comigo? Acham que tinha alguma coisa na água que eu tomei hoje? Comentem!

Ciao.

Anúncios

Um comentário sobre “[Recomendação] A Espada do Verão

  1. Nem li, e também nunca fui muito atraída por historia deste gênero…Mas vendo, melhor, lendo você dissertar sobre ele, me fez querer ler e conhecer o Kurt.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s