Digimon Adventure tri. 2: Ketsui

1

SIM, ESTOU VIVO AINDA.

LEX ESTÁ FINALMENTE DE VOLTA PRA FALAR DE DIGIMON TRI, na verdade falar mal porque é bem mais divertido assim.

Primeiro quero me desculpar pelo hiato de posts meu, passei uma época complicada de adequação à uma nova vida e também andava meio desanimado. Mas estou de volta e prometo me esforçar pra não dar uma de Togashi de novo.

Segundo, teve um post do leitor aqui sobre o primeiro filme do Tri. Ele gostou e eu achei uma merda. Tá, uma merda não, mas bem chatinho e aquém das minhas expectativas (ver o pessoal falando tão bom pode ter me influenciado negativamente).

Bem, pra resumir, achei o ritmo horrível, lento, quase parando, daí no final ligando o modo turbo. Houve um grande desperdício de tempo, sendo que esses 4 primeiros episódios poderiam ser facilmente editados pra uns 3. Eu sei que quiseram acabar o filme com aquele clímax do Alphamon, mas pra mim podiam ter enchido linguiça com coisas mais interessantes do que esse plot ridículo do Tai e do Matt (aqui vou usar os nomes que vi na infância, Taichi e Yamato  é coisa de gente fresca).

2

E que plot feito nas coxas pra fazer essa birrinha entre eles, “ai, se eu lutar vou causar destruição”, ENTÃO DEIXA A PORRA DO ALPHAMON DESTRUIR A CIDADE QUE PELO MENOS A CULPA NÃO VAI SER SUA NÉ? E o Tai tendo flashback da destruição o tempo todo foi tão chato que me lembrou o Naruto e seu banquinho (se você viu Naruto sabe do que to falando). A arte é bem bonita, esse design do Atsuya Uki, que também cuidou de Tsuritama, é muito bonito, e se você era uma daquelas pessoas que ficavam reclamando de todo mundo era igual e que os digimon estavam anoréxicos, VAI ASSISTIR XROS WARS QUE VOCÊ GANHA MAIS (tentei usar algum xingamento não muito agressivo). E sobre a animação, Toei toeizou e eu achei a animação bem sofrida, e que diabos foram aquele uso de CGI nas digievoluções? Coisa nojenta. Também achei extremamente chato essa forçação do shipp Izzy x Mimi.

Eu também gostaria de comentar que antes do lançamento do Tri eu resolvi maratonar o Digimon Adventure original. E caramba, que anime bom. Mesmo sendo um desenho para crianças, ele levanta temas muito interessantes e trabalha eles muito bem. E o mais genial é que são temas muito sensíveis para crianças, como o sentimento que a rigidez dos seus pais é uma demonstração que eles não te amam, temas que muitas crianças devem ter se familiarizado como a separação dos pais ou ser um filho adotado. Digimon Adventure é um anime que passa na regra dos 15 anos fácil e mesmo com a animação fraca e simplicidade, brilha em muitos aspectos (ao contrário de Pokémon que resolvi dar uma olhada no original na Netflix e foi tão divertido quanto levar um chute no saco).

Bem, é óbvio que o Adventure Tri ao contrário dos seus antecessores, não é um desenho para crianças, mas sim pras crianças que cresceram vendo Digimon. E é aí um dos pontos que pra mim a Toei pecou, eles transformaram uma série super divertida de aventura em um slice of life escolar onde quase não há ação (até agora). Isso seria bom se fosse bem desenvolvido, mas tirando o plot do Joe, eu achei os outros bem sem gracinha e alguns até agora inexistentes como o da Kari e o do TK. Não sei quanto às outras pessoas, mas eu não queria a volta apenas dos personagens, mas sim da vibe divertida e fantasiosa que o Adventure tinha.

Enfim, após gastar um belo tempo falando do primeiro filme, bora falar do segundo que era pra ser meu foco.

6

Primeiro episódio desse filme, quinto episódio ao todo (eu acho uma confusão essa mistura de episódios com filmes). E bem, o que temos? Um episódio de fontes termais…

Ok, não vou ser hipócrita e dizer que não gosto de episódios lights e divertidos pra quebrar o gelo, mas pra mim esse episódio não foi divertido. A toei parece que não tá sabendo acertar no humor, usando piadinhas simples, previsíveis e situações forçadas. No geral esse episódio para mim foi bem desnecessário. Como esse filme serviu para dar uma “desenvolvida” no Joe e na Mimi, tiveram que encher linguiça com algo, então optaram por isso… Acho que a única coisa importante nesse episódio foi o Joe não indo para a viagem, reforçando o momento de dificuldade que ele tá passando. Meh, bora pro próximo.

Nesse episódio as coisas começam a ficar mais interessantes. Vai ter um festival escolar e a Mimi propõe uma espécie de maid café com cheerleaders, pessoal fica calado e depois vai reclamar que não vão usar as roupas por serem reveladoras demais. Um pessoal bem filha da puta. Daí a Mimi mostra ficar sentida por terem chamado ela de egoísta. Pra ser sincero, nunca gostei da Mimi, sempre achei ela irritante e babaca demais (ela chama a Palmon de feia num episódio do Adventure, porra), então ela se importando com a opinião dos outros, apesar de não condizer muito com a personagem, desceu bem pra mim, mostrando um certo amadurecimento nela. E também teve ela fazendo merda na luta contra o Ogremon, quando vi que a Togemon ia usar a Rajada de Espinhos já senti o cheiro de merda subindo.

3

E também temos o outro foco do episódio, que é o Joe. Ao contrário da Mimi, eu sempre gostei do Joe, ele que apesar de sua covardice sempre tentava transmitir confiança às outras crianças por ser o mais velho do grupo, e também tinha sua relação com o Gomamon que era ótima, este que dos digimon dos digiescolhidos é o meu favorito. Daí, desde o filme anterior que foi mostrado essa depressão pré-vestibular que ele tá passando eu vi muito potencial no desenvolvimento dele, mostrando que ele não sabe muito bem como reagir à essa volta dos digimon e o mundo em crise novamente (e isso de uma forma bem mais convincente que a do Tai). E esse episódio deu um início de desenvolvimento muito bom para ele, o diálogo dele com a Mimi foi muito bom, levantando questões como “por quê eu novamente preciso salvar o mundo? Só porquê eu sou um digiescolhido? Quem diabos me escolheu e por qual motivo?”, e também mostrando que o Joe não sabe muito bem o que quer do futuro, tendo que começar a se adequar à vida adulta, tendo uma carreira de médica imposta sobre si e passando por essa época de incerteza que todos nós passamos.

Devo dizer que adorei esse episódio, não senti a trama avançando muito, mas essa situação pelo qual o Joe tá passando fez eu criar um vínculo bem mais forte com ele, renovando minhas esperanças na série. Daí eu comecei o episódio seguinte.

Mais um episódio irrelevante, só que dessa vez um episódio focado no maid café. Tá, não é de todo irrelevante pois mostra como o Gomamon tá sofrendo com essa situação do Joe, se sentindo um estorvo pra vida dele e fugindo de casa. Confesso que essa parte me fez gostar mais ainda do Gomamon, tornando a dupla dele com o Joe a minha favorita até agora. Daí o resto do episódio é a Mei e a Mimi sendo bff usando a roupa de cheerleader e o Leomon demonstrando umas inclinações pedófilas com a Meicoomon (eu sei que ela é do nível champion ou adulto igual ele, mas porra, imaginar os dois juntos não é nada legal ou sadio). No geral também achei a comédia bem sem graça como no episódios das termas. Ok, bora pro próximo.

5

Chegamos no episódio final desse filme, onde tudo deveria se concluir. O episódio começa com o reencontro do Joe com o Gomamon e uma conversa muito emocionante entre eles. Joe diz que não quer lutar, que tem muitas coisas que deseja fazer, dizendo algo como “deixem a luta com quem quer lutar, porquê sou obrigado a fazer isso?”. E o Gomamon fica bem ressentido, dizendo que vai deixar o Joe sozinho porque enquanto estiverem juntos sempre haverá lutas, e finaliza chamando o Joe de covarde. Confesso que essa cena foi direto nos feels, ainda mais com as lágrimas do Gomamon no final. Daí o Imperador Digimon aparece sequestrando a Meicoomon e botando um Imperialdramon pra enfrentar o Leomon, Palmon e Gomamon, mostrando que não sabe brincar. Nisso, a Kari vai confrontar o Joe, dizendo que o Gomamon está em perigo, e que ele não precisa de um motivo para lutar, apenas deve ficar junto do Gomamon.

Ok, eu sei que na situação não havia muito o que o Joe podia fazer, ele precisava ajudar o Gomamon, mas senti que praticamente jogaram todo o desenvolvimento dele pro alto. Essa resposta para o motivo para ele lutar ser “não preciso de um motivo” pode soar convincente para alguns, mas pra mim soou preguiçoso e um grande desperdício de potencial. Talvez respondam isso e desenvolvam mais nos próximos filmes, mas como parece que vão seguir esse estilo de focar em dois digiescolhidos por filme, não acho que o Joe vá ter muito mais espaço no futuro, o que é uma pena, pois de longe é o personagem mais interessante dali.

7

Daí nos minutos finais o filme liga o modo turbo fazendo o Gomamon e a Palmon irem à forma mega de Vikemon e Rosemon num piscar de olhos, usando um golpe por forma e pulando pra próxima fase. Acho que nem vou comentar muito dessa conclusão do plot da Mimi que começou de um jeito bobo, foi praticamente resolvido no episódio anterior e cuja conclusão foi um reles “não ter problema ser um pouco egoísta”, mostrando que a personagem não teve desenvolvimento nenhum e que a Toei não soube lidar com uma personagem rasa como ela.

Então após essa luta com o Imperialdramon que não me empolgou nem um pouco e achei bem insossa, temos a revelação que a Meicoomon é a causa dessas interferências que estão afetando o digimundo, e após ligar o modo berserk ela mata o Leomon PORQUÊ MOTIVOS. TOEI, PAREM DE MATAR O LEOMON, ELES TAMBÉM TEM SENTIMENTOS, USEM ELES DE FORMA DECENTE POR FAVOR.

Gostaria de ressaltar também que eu já to de saco cheio dessa birrinha do Matt com o Tai, achei que isso havia se resolvido no filme anterior quando formaram o Omnimon, mas parece que vão persistir nisso por um bom tempo. Saudades da época em que o Tai e o Matt resolviam tudo na porrada e não precisavam ficarem presos numa roda gigante pra conversar.

E vocês acham que o Imperador Digimon é o Ken mesmo? Sei lá, o cabelo dele me lembra o do Tai, mas isso é viagem demais. Deve ser o Ken mesmo pois quem mais além dele teria coragem de usar uma roupa daquelas? O Lelouch?

8

E a abertura continua a mesma, essa versão de Butterfly ficou muito boa e as imagens são bem legais, só fico bolado que na cena dos digimon na forma champion não tem o Ikkakumon, PORRA TOEI. E a versão nova de Seven apesar de ter ficado legal… Que merda de encerramento heim? Uma imagem parada dos garotos com roupa de banho dando zoom in e zoom out com uns efeitos de filtro horríveis? Por favor né? Até aqueles pixel art horríveis do I wish ficou melhor.

Bem, apesar de estar desgostoso com o Tri até agora, eu to ansioso pelos próximos filmes, o plot principal mal começou e pode ser que a série melhore. E meu coração fã de digimon não vai me deixar ignorar o Tri. Só espero que tenha mais lutas nos filmes seguintes, porra, é digimon, quero lutas e massaveice. E se for para desenvolver os digiescolhidos, que desenvolvam decentemente e até o final.

Sei que muita gente tá adorando o Tri, se você acha que eu to falando só várias bosta e quer me corrigir em algo que não entendi, sinta-se livre, eu até quero conversar sobre ele com mais pessoas, ver se eu tenho razão ou se to sendo chato demais com a obra. Mas que o Tri ainda não alcançou o brilho do Adventure original, pra mim isso ainda não ocorreu.

E é isso gente, falei pra caralho e espero ter compensado um pouco o tempo que fiquei fora. Beijos e até mais.

9

3 comentários sobre “Digimon Adventure tri. 2: Ketsui

  1. Calma jovem, senta aqui, vamos conversar sobre sua boladez…

    Primeiro, é o imperador digimon sim, confirmado por MyAnimeList hu3

    Segundo, seu rage parece ser causado por ter visto gente dando overrate (caham, mesma coisa que aconteceu comigo e Jojo)… Enfim, realmente o anime tá muito lentoooooooo…. Dois epis do segundo filme são praticamente desnecessários… Mas ainda sim acho que é um anime 7,5/10.

    Curtir

Deixe um comentário

