Vamos falar sobre o Oscar 2016

Tom McCarthy, Michael Keaton

Uma premiação cheia de emoções, decepções e até mesmo ilusões.

Se você acompanhou nosso hangout de cobertura para o Oscar, já deve ter uma ideia do que vou falar; se não, vou tentar resumir tudo o que pensei durante a premiação neste texto.

A Academia, nesse ano, se mostrou num limiar entre o conservadorismo empresarial e a ousadia popular. O grande favorito do ano, Mad Max, levou a maior quantidade de prêmios da noite, mas só nas indicações técnicas; logo, ninguém comenta. Afinal, os vencedores da noite acabaram sendo O Regresso e Spotlight, que ganharam os prêmios que “importam”.

De tantos filmes, dar os prêmios mais comentados da noite para um filme feito sob encomenda para o Oscar e para um filme que pouca gente viu e menos ainda comentou demonstra uma certa “insegurança” da Academia, preferindo se manter em sua Zona de Conforto.

Aliás, isso é visto mais do que nunca no fato de Mark Rylance ter ganho para Melhor Ator Coadjuvante ao invés de Sylvester Stallone. Tudo bem que a concorrência na categoria estava pesadíssima – Mark Ruffalo, Christian Bale e Tom Hardy estavam excepcionais em seus respectivos papéis -, mas Stallone não só estava incrível no seu papel em Creed como seria um prêmio por todo conjunto da obra. Mas ao invés de premiar um cara com apelo popular, que estava sensacional e que fez sua carreira majoritariamente em filmes de ação, a Academia preferiu dar o Oscar a um cara vindo de teatro, que ninguém conhece e que fez o único papel na categoria que não tinha por quê estar ali. “Nós somos a Academia, nós sabemos o que estamos fazendo, e se alguém questionar é por quê esse alguém não entende de cinema”, pensam os velhos senhores.

73rd Annual Golden Globe Awards - Press Room

Agora, e o DiCaprio, heim?

Combinemos que a concorrência não estava tão pesada esse ano. No máximo, Bryan Cranston; mas Fassbender e Redmayne ainda vão participar muito da corrida, enquanto que Matt Damon, digo, o que ele estava fazendo lá?

Mas bem, ele ter ganho esse prêmio não foi por O Regresso. Foi por Lobo de Wall Street e qualquer outro filme que ele já tenha merecido.

Afinal, é aquilo, foi um filme feito sob encomenda pro Oscar. “Ei DiCaprio, vamos fazer um filme pra concorrer em tudo no Oscar e fazer você concorrer a melhor ator?” deve ter dito Iñarritu. E bom, quanto a isso, pelo menos foi 1 prêmio justo que O Regresso levou. Pode sair do cavalo agora, Leo.

Agora temos a direção.

Ano passado, Iñarritu levou por todo seu trabalho em Birdman. Fazer um filme naqueles moldes não deve ser nem um pouco fácil; apesar de que, até aí, fazer um filme como Boyhood deve ser menos ainda mas lá ficou ele comendo poeira para Birdman.

Agora, sua direção estava merecedora de Oscar em O Regresso?

Veja bem, quais são as coisas que primeiro vem a sua mente ao se lembrar de O Regresso? DiCaprio e a fotografia do filme, provavelmente. E eles levaram seus respectivos prêmios. A direção de Iñarritu é boa no filme? É, sem dúvidas. Mas seu maior mérito veio da direção de fotografia e da atuação de DiCaprio; Iñarritu mais “contribuiu” do que qualquer coisa. parafraseando o Igor Mendonça, esse prêmio de Melhor Diretor foi na verdade o segundo prêmio para Melhor Fotografia, a diferença é que não foi o Lubezki quem foi pegar o prêmio e sim o Iñarritu.

Então, será que um filme feito sob encomenda e que será esquecido daqui algumas semanas realmente merecia mais o prêmio de Melhor Diretor do que um filme completamente autoral, feito pela paixão, que ganhou a maioria dos prêmios técnicos sendo que quem supervisiona isso é a direção e que continuará sendo lembrado e comentado daqui a vários anos?

Sim. Mad Max foi o injustiçado da noite. Mesmo tendo ganho mais prêmios que qualquer um.

Simplesmente não faz sentido. A maioria dos prêmios técnicos (com direito a piada do Louis CK sobre Mad Max estar levando tudo) mas quem leva direção é o Iñarritu? Então por que não foi seu filme quem levou os prêmios que Mad Max lembrou?

Ah, é, lembrei. É porque ele não é melhor do que Mad Max.

Mas não. É melhor para a Academia dar seu prêmio para sua Zona de Conforto do que para, novamente, quem tinha apelo popular, quem revolucionou o cinema de ação.

Porém, acredito que a Academia no fim das contas não seja tão covarde. “Mad Max não vai levar o que importa, mas se O Regresso levar para Melhor Filme a gente vai ser muito criticado… Ah, já sei! Pega esse filme aí que pouca gente viu!” e assim Spotlight ganhou.

Não me entenda mal, eu simplesmente adorei Spotlight. Tá no meu Top 3 dos indicados (junto com Mad Max e A Grande Aposta). Porém, foi tão aleatório que até agora eu acho que o Morgan Freeman falou só de zoeira. Digo, vocês viram a cara daquele velho?

Aliás, ironia do destino Deus entregar o prêmio ao filme que “fala mal da Igreja”, não? :v

Mas o filme não deu nenhuma indicação de que tinha chances. Digo, ok, levou “melhor roteiro original”. Mas até aí, A Grande Aposta levou de “melhor roteiro adaptado”. Então reforça ainda mais pra mim a Academia ter dado o de Melhor Direção ao Iñarritu e não ao George Miller puramente por birra. Afinal, além do cara não merecer, nem levou Melhor Filme; se fosse Tom McCarthy o vencedor, faria mais sentido, ao menos.

Mas bem, no fim do dia, os reais vencedores foram Tom Hardy Michael Keaton. Digo, o primeiro estava estrelando os dois filmes que mais levaram indicações, enquanto que o segundo subiu no palco dois anos seguidos por seu filme ter ganho o de Melhor Filme. Ok, nenhum dos dois ganhou prêmio nenhum; mas imagine a moral que ambos não estão.

Enfim, é isso.

Anúncios

2 comentários sobre “Vamos falar sobre o Oscar 2016

  1. Mad Max infelizmente não venceria como melhor filme assim como O regresso .. faltam-lhes roteiro tecnicamente impecáveis ambos , fotografia espetacular em ambos porém o Inarritu sempre tem o “algo a mais“ em seus filmes … Em birdman temos o plano de sequencia de cortes imperceptíveis ,bingo toma essa estatueta meu amigo , isso foi genial … em o regresso temos o filme inteiro gravado apenas com luz natural e com 9% das cenas editadas e tratadas digitalmente , toma essa outra estatueta meu amigo , você merece … Inarritu tem o dom de conduzir seus atores com maestria e espremer até a última gota de seu talento , se Redmayne não fosse tão brilhante em A teoria de tudo , Michael Keaton paparia fácil ano passado .
    Parabéns pelo conteúdo meu amigo , fico grato em poder ler.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s