Doctor Who S09E10 – Face The Raven

face-the-raven-main-art

Despedidas e reflexões num episódio que entrará pra história da série.

Vou dividir esse review em 2 partes bem diferentes, mas que tem que ser comentadas separadamente: o episódio em si e o que esse episódio significa pra série e pro fim de temporada.

O episódio

Face The Raven veio após toda a repercussão negativa deixada pelo último episódio, Sleep No More, com o fardo de aumentar novamente o nível da temporada.

As expectativas já estavam altas pelo retorno de Rigsy (do episódio Flatline, da oitava temporada) e de Me, mas o final da episódio acabou ofuscando muito esses 2 fatores.

tumblr_ny7piubacl1s58ikro1_250

Já vou começar pela cereja do bolo: a cena de despedida da Clara foi MARAVILHOSA. Jenna Coleman provou o quanto é fantástica, calando até mesmo os que mais a odeiam.

Clara, ao longo da temporada, por ter perdido Danny Pink, se mostrou muito mais inconsequente (como o próprio episódio mostra na cena dela pendurada na TARDIS ou na decisão dela de pegar a tatuagem de Rigsy) do que nunca antes visto na série, mostrando que a morte não era realmente um medo para ela. Alguém que já viveu tanto ao lado do Doutor, já passou por tantas experiências, simplesmente sentiu que a missão dela ali estava cumprida. “Let me be brave”. Clara, literalmente, encarou a morte de braços abertos.

O próprio Doutor também estava ótimo na cena. Peter Capaldi novamente mostrando que é um dos melhores atores possíveis para o papel (é um absurdo que o cara seja o único a interpretar o Doutor na série nova a não ter ganho um National Televioson Award), com seu olhar triste, mas ao mesmo tempo rancoroso por ter estar perdendo mais uma companheira, e cheio de lágrimas que não caíram.

Porém, o episódio não foi inteiramente explicado.

Primeiro que temos um plot básico que é bem fraco. O conceito daquele “beco diagonal” é bem interessante, e a execução do episódio é fantástica, mas teve alguns pontos que me incomodaram bastante. É bom deixar claro que esses “furos de roteiro” que vou citar podem ser explicados nos próximos 2 episódios (afinal, o Face The Raven foi a “primeira parte” desse final de temporada), mas:

  • Como Rigsy chegou lá primeiramente antes de conseguir a tatuagem?
  • Por que diabos aquela alienígena que estava supostamente morta foi ferida? Não faz sentido nenhum;
  • Por que esse seria um fim definitivo pra Clara? Não era só ter um outro eco?

tumblr_nyc29ttvwp1rrceajo1_250

O que Face The Raven significa

Primeiramente, é bom falar da importância do episódio para a série no geral.

Não tenho conhecimento sobre todas as personagens que já viajaram com o Doutor na série clássica e no universo expandido, mas até onde sei, e me corrijam se eu estiver errado, esse é a única vez que uma companheira do Doutor morreu fora o Adric, companheiro do Quinto Doutor. O que, se considerar o universo da série, é um fato BEM marcante. Ainda mais por ter sido uma morte tão… “Normal”. Uma morte que não envolveu Daleks ou algo mirabolante, e sim algo que era inevitável e que mostrou que o Doutor não é um deus.

Fora isso, temos o Doutor em um de seus momentos mais nervosos. Alguns viram ali o primeiro indício do surgimento do Valeyard, uma encarnação do Doutor entre a 12ª e a última que reúne tudo o que há de mal e de ruim nele e que foi apresentada no arco The Trial of a Time Lord, do Sexto Doutor, na cena que Capaldi fala “o Doutor não está aqui mais, você está presa comigo”.

E temos também todas as especulações do que esse episódio acarretará. Clara aparecerá novamente até o final da temporada? Quem contratou Me para teleportá-lo? Aliás, para onde o Doutor foi teleportado? Gallifrey?

Picture shows: Peter Capaldi as the Doctor

Antes de terminar:

  • Tivemos a volta dos bilhetes de bons modos do Doutor. Genial;
  • A ambientação do episódio foi Harry Potter demais pra ter sido coincidência;
  • Será que teremos Missy no final de temporada?
  • O tal vilão que aparece no Next Time parece que vai gerar alguns belos sustos.

Um episódio que, por mais que tenha suas falhas, com certeza irá deixar uma marca na série.

Mas e então, o que achou do episódio? Deixe sua opinião aí nos comentários 😉

Anúncios

3 comentários sobre “Doctor Who S09E10 – Face The Raven

  1. Aqui temos mais uma variação sobre o tema “Utopia pacífica mantendo a paz mediante uma lei inflexível exercida por um ditador que beira a psicopatia”.

    É um sistema INERENTEMENTE CORROMPIDO na medida que a JUSTIÇA é o que MENOS IMPORTA. Isto se depreende naquele momento em que o Doutor interroga um alien do beco e ele (o alien) dá a entender que NÃO IMPORTA que o Rigsy seja ou não culpado desde que a execução seja levada a cabo de modo a manter o “status quo” da comunidade.

    Não bastasse esta fragilidade inerente ao “sistema de justiça” do asilo, o mesmo acaba sendo EFETIVAMENTE CORROMPIDO (faz de conta que nos mais de 100 anos NUNCA ninguém foi executado erroneamente ou sobe provas circunstanciais) quando a Me o coloca a serviço da armadilha para o Doutor forjando um FALSO CRIME e imputando uma sentença de morte a um SABIDAMENTE INOCENTE.

    Assim por mais que a Clara tenha sido, burra, piedosa, arrogante, ou o quer que seja, sua morte foi sim, em última análise CULPA da Ashidr/Me e seu sistema corrompido de “justiça”!

    Curtido por 1 pessoa

    • É aquele clássico conceito da Utopia que se mostra ser, na realidade, uma Distopia.

      E ao contrário de muitos, não acho que a Clara tenha sido nada disso que você falou. Pra mim aquela atitude foi mais uma prova de como ela esteve inconsequente ao longo da temporada.

      E acredito que ela ainda aparecerá. Ao menos, para mostrar por que não podem haver mais ecos.

      Curtir

      • Na verdade não expressei o que EU achava que a Clara fosse, mas o que o “senso em geral” mencionava sobre o comportamento dela no episódio. Também compartilho a opinião de que ela foi mais inconsequente que qualquer outra coisa.

        Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s