Post do leitor – Digimon Adventure Tri: Reunião!

Digimon Adventure Tri: Reunião. Uma verdadeira evolução!

post 1

Texto escrito pelo leitor Deilson Matheus Bispo

Eu não costumo escrever coisas para internet, mas hoje temos uma boa razão: estreou Digimon Tri e é Bom!! Deixando isso claro, gostaria de compartilhar com vocês, pessoas que eu não faço ideia se realmente existem, minhas primeiras impressões desse primeiro capítulo da nova temporada de Digimon.

Para começar, quero deixar claro que eu cresci com Digimon Adventure sendo a base de muita coisa para mim. Se aquela mistura de Pokemon com Caverna do Dragão e bichinho virtual significou algo importante para alguém foi pra mim. Foi a primeira vez que eu acompanhei uma longa estória com começo meio e fim que focava nos personagens, embora eles fossem grandes clichês unidimensionais de anime. Aliás, não os vejo muito como clichês e mais como avatares, são representações puras de sete (oito) vertentes humanas que buscamos fortalecer dentro de nos. É, estou começando a ir longe demais.

post 2

Falando especificamente sobre Digimon Tri, as surpresas começam antes mesmo de dar play no vídeo. Eu fiquei o ultimo um ano e meio feito um maluco procurando tudo que era possível sobre a série, mas as informações sempre chegavam incompletas aqui. Fiquei decepcionado ao saber que seriam apenas seis capítulos, e ainda assim, queria morar no Japão para ver todos na estreia.

Surpresa! São SEIS capítulos (que dariam um filme cada um) com QUATRO partes cada, totalizando 24 episódios de 24 minutos e estreia internacional pelo Crunchyroll, com legendas oficiais em português. Instantaneamente reuni seis amigos (totalizando sete XD), e fizemos a maratona do Primeiro Capítulo: Reunião.

A história se passa seis anos após o verão de Digimon Adventure e três após Digimon Adventure 02. A maior parte dos protagonistas se encontra no ensino médio e estão um pouco distante uns dos outros. Tai (Taichi) quer reunir todos para seu jogo de futebol, e Matt (Yamato) quer reuni-los em um show na sua banda, ambos não tem sucesso nisso e alguns Kuwagamon (besouro vermelho gigante) começam a parecer no mundo humano forçando a maioria das crianças a participarem das lutas com seus digimons.

post 3

Eles percebem que a o aparecimento desses digimons não foi algo acidental ou comum, e decidem investigar o que está acontecendo chegando a ter um encontro com o que aparenta ser o antagonista da temporada.

No ultimo um ano e meio, como eu tive medo de que essa temporada ficasse ruim. Sempre amei Digimon. Acompanhei fielmente até a quarta temporada (Digimon Frontier), mas a serie sempre ficou presa nos mesmos limites: animação limitada, roteiro simples, personagens clichês e incoerências. E com orgulho, o meu próprio e o da minha criança interior, digo: Digimon Tri começou com um pé na porta e tapa na cara.

Esse primeiro capítulo, como não poderia ser diferente, focou no confronto Tai e Matt, como já deixei claro na sinopse acima. E ainda assim foi original, dando a razão ao Matt e questionando a força de vontade do Tai, mais uma vez testando a Coragem de Tai e a Amizade de Matt por um novo prisma e sem precisar usar essas palavras. Temos o conceito dos brasões sendo usado de forma subliminar no roteiro.

posrt 4

Os outros personagens estão com personalidades atualizadas que fazem você acreditar que são versões crescidas das crianças da primeira temporada. Ainda não foram aprofundados todos os personagens, mas já vemos para que lado o arco de cada um vai. Temos tempo para ver um pouco mais de cada e eu, pessoalmente, estou esperando um bom desenvolvimento pra Kari (Hikari) e T.K. (Takeru), que perderam um pouco seus valores em Digimon 02 e não parecem ter mudado muito para essa temporada.

post 5

Fica a ressalta para o arco de Joe, um personagem que sempre foi apagado na serie e que aqui parece estar passando por uma depressão pré-vestibular. Um assunto muito importante no Japão e até mesmo aqui no Brasil. Estou muito curioso para saber aonde isso vai nos levar. Lembrando que de certa forma isso também é o brasão da confiança sendo colocado em teste.

Falando visualmente, ainda temos cenários e tomadas de conversas que visam a economia da animação, como é de se esperar de qualquer anime dos dias de hoje, e o design dos personagens continua dividindo opiniões por serem simples e muito parecidos. Para mim os originais é que eram gritantes de mais, é fácil se acostumar com esses novos e divertido ver eles com roupas comuns e diferentes a cada dia (nunca imaginei que o T.K. fosse hipster).

post 5

E ao se falar dos combates, parabéns e muito obrigado! Finalmente as animações de combate de Digimon estão incríveis, dignas, emocionantes e coesas, com direito a trilha sonora de Brave Heart em nova versão. Vimos os campeões originais botando pra quebrar, com força, estratégia e super poderes! Detalhe ao fato que ninguém mais fala o nome do golpe antes do ataque, isso ficou na memoria. Não vou mais falar muito sobre o assunto, vai ver você mesmo!

A única coisa que me deixou com o pé atrás além de forçarem o triângulo amoroso envolvendo a Sora (isso não dava pra evitar), é a inserção do clichê: agentes secretos investigando os digimons. De certa forma também não dava pra evitar isso, é a terceira vez que digimons fazem uma grande aparição no mundo humano. Evidentemente isso ia acontecer.

post 7

Digimon Adventure Tri: Reunião foi o melhor começo que eu poderia esperar. Apresentam de novo seus amigos, mantem um roteiro coerente com o passado (e mais realístico) e termina com um hype do tamanho de um Whamon. Está literalmente me dando água na boca e aguardarei ansioso pela continuação. Sinto muito se minha empolgação esta grande de mais e se meu hype superestimar suas expectativas, mas é Digimon e é Digimon sendo bem feito, não posso me conter. Assista o anime também e venha se divertir com a gente, tem espaço para uma oitava criança.

2 comentários sobre “Post do leitor – Digimon Adventure Tri: Reunião!

  1. Pingback: Chat Supremo

Deixe um comentário

