Doctor Who S09E07 – The Zygon Invasion

the-zygon-invasion-main

Polvos humanóides gigantes com Distrito 9, 24 Horas e Osgood/Zygood num dos melhores episódios da série.

Antes de começar eu só quero deixar claro o quanto eu amei esse episódio. Pra mim tá junto com o The Magician’s Apprentice como melhor primeiro episódio de uma sequência em 2 partes na temporada, e eu espero muito que a conclusão continue no mesmo nível.

Mas vamos lá.

Doctor Who não é apenas uma série de ficção científica. Primeiro que quase não não há ciência na série (Backyardigans é mais acurado cientificamente do que Kill The Moon, da 8ª temporada). Segundo que Doctor Who é uma série de ficção científica, de terror, de naves, medieval, policial, de guerra, de drama, de comédia. E a magia da série é poder ser tudo isso. Você assiste uma semana um episódio medieval com um Lion Man que cospe fogo e na semana posterior um episódio que saiu de 24 horas (com uma pequena adição de aliens).

Nesse episódio, temos logo no início a volta de Osgood. Aqueles que acharam que o episódio se passaria antes do Death In Heaven tomaram um soco: lá, quem morreu foi “uma das Osgoods”, já que temos duas Osgoods, a humana e a Zygon.

Só nisso já posso começar a comentar o quanto esse conceito é interessante. Osgood humana e a “Zygood”, para evitarem preconceitos, se tornaram praticamente irmãs; ambas são Zygons, ambas são humanas, e, principalmente, ambas são Osgood. Vivemos num mundo com uma abertura conceitual de nosso senso grande o suficiente para que comecemos a aceitar que as pessoas não são o que queremos que elas sejam, e sim o que elas querem ser. Tanto num âmbito pessoal quanto até mesmo num profissional. E isso leva a questão dos trangêneros; e um homem que acredita ser mulher ou vice-versa?

Aliás, toda essa filosofia levantada apenas em cima do “estilo de vida” das duas Osgoods já lembra bastante o The Day Of The Doctor, em que Kate humana e Kate Zygon só não morrem porque, graças ao Doutor, elas não sabiam quem era quem.

E olha que nem cheguei na real discussão levantada no episódio.

Temos 3 focos no episódio: o do Doutor com um pequeno esquadrão da UNIT, o da Clara com outra divisão da UNIT e o da Kate no Novo México.

Os 3 permeiam uma questão: imigrantes.

Sim, imigrantes.

Aliens que já estão na Terra.

Lembrou de Distrito 9? Mas CALMA, aqui é completamente diferente. No filme citado, os aliens se tornaram apenas outra “etnia”; aqui, os aliens se submeteram a cultura humana, e uma certa facção se voltou contra eles e quer destruí-los. Pelos dados fornecidos no episódio, é como se aproximadamente 1/5 da Inglaterra fosse povoado por Zygons, e isso apenas lá, pois até onde sabemos eles estão no mundo inteiro.

Mas será que eles estão errados?

Digo, à eles foi feita uma condição: para viver na Terra, eles teriam que viver como humanos. Não aceitar viver como outro raça é realmente algo que o torna do “mal”? Será que todo o terrorismo do episódio não é fruto apenas do preconceito humano?

A Inglaterra atualmente vive um período de inimizade com a imigração, e talvez esse episódio tenha sido um gatilho para vários protestos a respeito dessa atitude. Afinal, não é algo político; é simplesmente uma questão de respeito ao próximo ser vivo, seja ele do seu país ou de outro. Seja ele do seu mundo ou de outro.

Quando o episódio é bom, é difícil saber o que escrever de tantas coisas que temos para falar. No fim das contas, mal falei do episódio em si, então aqui vão algumas anotações:

  • A cena na Igreja foi uma das cenas mais intensas da série;
  • Pra quem não gostava dos Zygons esse episódio mostrou do que eles são capazes. Apesar da aparência, eles seguem uma tendência muito comum em vilões de DW, que é a de, por mais mortais que sejam, trabalharem muito com a psicologia e o medo da pessoa. Qualquer um pode ser um Zygon, qualquer um pode te matar;
  • Que ambientação foda a da cidade que a Kate vai (que, aliás, é uma personagem muito foda);
  • E tá, alguém realmente acredita que esse é o fim da Clara? Não vejo a Zyclara se tornando companion e ficando até o fim da temporada (já que sabemos que ela vai ficar até o fim, ou, pelo menos, eu acho);
  • Esse episódio foi bem sério, tenso e pesado, e até onde sabemos Clara e Kate morreram. Vamos ver como será a conclusão;
  • O Doutor realmente deveria se chamar Dr. Disco.

Mas e você, também gostou do episódio? O que espera do próximo, The Zygon Inversion? Acha que Clara realmente morreu?

Deixe sua opinião aí nos comentários! =)

Anúncios

Um comentário sobre “Doctor Who S09E07 – The Zygon Invasion

  1. Pingback: Doctor Who – S09E08 – The Zygon Inversion | Chat Supremo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s