A vida, o universo, #DiaDoPodcast e tudo mais

Um ode a um dos meios de comunicação mais importantes da atualidade.

Hoje, dia 21 de outubro, é o Dia do Podcast!

Sim, existe uma data só para os podcasts!

Caso você não saiba o que é, um Podcast é uma espécie de mídia que se assemelha a um programa de rádio, porém, é gravado com antecedência e geralmente é editado, sem ser ao vivo como o avô rádio (aliás, dê uma passada na nossa área de Podcasts nossos, os ChatCasts, hehe).

Na era em que vivemos (e que você provavelmente está lendo isso), a solidão é um dos grandes problemas da sociedade, seja nos jovens ou nos adultos. Naquela volta da faculdade no ônibus, naquela caminhada que você vai fazer, naquela “viagem chata”, os Podcasts acabam sendo uma alternativa perfeita para disfarçar a solidão. Não que seja melhor do que simplesmente chamar alguém presente para conversar, mas naqueles dias em que qualquer palavra de um conhecido já te deixa com raiva, os Podcasts se tornam a melhor solução, nem que seja temporária.

A companhia que aqueles estranhos te fazem, o sentimento de estar junto a eles numa roda de amigos, é um sentimento muito importante para ambos os lados, tanto para quem está ouvindo como para quem está sendo ouvido. Para quem faz Podcasts, o consentimento de que está fazendo companhia a alguém, o mesmo o carinho que recebe de quem o ouve é o combustível que faz com que os podcasts continuam sendo feitos. Aliás, isso vale pra qualquer mídia, principalmente na internet. Canais no You Tube, textos em blogs, Podcasts… Tudo fica mais gostoso de se fazer quando há pessoas apoiando, criticando, conversando. Pessoas que gostam do que você faz.

Por isso mesmo decidi começar com o ChatCast. O sentimento que já senti e sinto até hoje de não estar sozinho graças ao Podcasts me fez pensar que eu poderia fazer o mesmo. Por isso seu feedback é tão importante. Não só pra mim, mas pra qualquer outra pessoa que faça conteúdo na internet.

E pra comemorar o Dia do Podcast, resolvi listar alguns podcasts (além dos do site) que recomendo para quem quiser ingressar nesse mundo. Não é uma lista de “5 melhores” nem nada do tipo; são apenas alguns podcasts, dentre vários outros, que você pode começar a ouvir.

Nerdcast

Nerdcast

A porta de entrada de muitas pessoas para o mundo dos Podcasts, o Podcast do Jovem Nerd é sem dúvidas um dos mais famosos e bem sucedidos do Brasil. Com quase 500 programas sobre vários temas, Jovem Nerd e Azaghal sempre chamam vários convidados para falar sobre diversas coisas, desde cinema até teorias da conspiração.

Você pode acessá-lo clicando aqui.

Podcast MdM

Podcast MdM

Um dos podcasts mais antigos e divertidos do Brasil, o Podcast do Melhores do Mundo tem como marca a falta de preocupação. Eles falam o que pensam, sem se preocuparem com processos, respostas ou perder patrocinadores. Eles fazem o que fazem porque gostam, e não pelo dinheiro, e só por isso já são um grande exemplo a quem quer começar no ramo apenas pelo dinheiro. De quadrinhos à cinema passando por Balas Juquinha (?), vale a pena dar uma ouvida.

Você pode acessá-lo clicando aqui.

Mangá²

ao quadrado

Um dos Podcasts mais interessantes da ~podosfera~ brasileira, o Mangá², feito pelo Judeu Ateu e pelo Estranho, sempre traz discussões ótimas sobre roteiros, narrativas, personagens, e tudo mais que diz respeito a uma história mas do ponto de vista dos mangás. Além de quê é ótimo para conhecer outros mangás além dos de “sempre”. E, além do Mangá², no próprio site tem o Segunda Potência, em que eles falam sobre temas não relacionados a mangás, como já falaram de quadrinhos, de filmes (com um podcast só para 12 Homens e 1 Sentença) e de música (com um podcast só de Ska Punk).

Você pode acessá-lo clicando aqui.

WhoCares Podwhocares

No nicho do nicho, o WhoCares Pod é um Podcast voltado a Doctor Who feito por membros do Melhores do Mundo e do MimimiCast. Com ótimas análises de episódios por episódios, os Podcasts são divididos por temporadas, assim como a série. E, além dos programas normais, analisando episódios da série, eles tem também o WhoCares Confidential, em que leem comentários e e-mails.

Você pode acessá-lo clicando aqui.

Tanaka Sentai

tanaka

Alguns meses mais velhos do que nós, o Podcast do Portal Tanaka é mais voltado para o mundo dos animes, fazendo ao mesmo tempo podcasts mais introspectivos e sérios como o que analisa a carreira de Satoshi Kon até podcasts mais leves e divertidos como o do time para um apocalipse zumbi com personagens de animes e mangás. Até eu já participei para falar de Free!

Você pode acessá-lo clicando aqui.

Bom, é isso.

Citei apenas alguns, mas existem diversos outros ótimos podcasts como o 99 Vidas, o Jogabilidade, o Geek Vox, o DW Brasil, o Mimimi e vários outros. Qual desses você ouve? Deixe aí nos comentários 🙂

E feliz Dia do Podcast!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s