[Análise] Watashitachi no Shiawase na Jikan

-COVER-

Lex está de volta para comentar sobre um dos melhores mangás já feitos.

Olá gente, estou de volta e prometo não abandonar vocês amados leitores novamente (a não ser que faculdade e meus pequenos vícios me corrompam novamente).

Bem, hoje irei falar sobre Watashitachi no Shiawase na Jikan (Our Happy Hours). Alguns de vocês já devem ter ouvido falar, mas ele infelizmente não é tão famoso quanto merece. Esse mangá possui apenas 1 volume e é a adaptação de um livro da Coréia do Sul, escrito pela autora Gong Ji-Young, mas quem toma conta do mangá é a Yumeka Sumomo que é mais conhecida por ter feito a arte de Hoshi no Koe (The Voices of a Distant Star), que foi publicado no Brasil pela Panini e também é um ótimo mangá.

De cara o que mais chama a tenção na obra é a arte. O traço de Yumeka Sumomo é divino, é um traço leve e simples, porém não negligencia detalhes. O traço também casa muito bem com o caráter soturno e melancólico da obra e não consigo imaginar um traço que combinasse mais (talvez o Inio Asano, mas acho que sua arte seria detalhista e carregada demais pra essa obra).

watashitachi-no-shiawase-na-jikan-917222

Agora irei comentar sobre a história. Acompanhamos o relato de Mutou Juri, uma ex-pianista que já tentou se suicidar 3 vezes, possui um relacionamento horrível com sua mãe e a única pessoa com quem se importa no mundo é sua tia, Monica. Monica é uma freira que passa seu tempo cuidando e confortando prisioneiros no corredor da morte, então Monica dá à Juri a opção de tentar conversar com Yuu, um prisioneiro que já tentou suicídio várias vezes e se recusa a se abrir para Monica.

A partir daí começa o relacionamento entre Juri e Yuu, conhecemos suas histórias, seus medos e inseguranças. Devo dizer que foram poucas as vezes que uma obra me tocou assim, acompanhar o começo de um romance com um cara no corredor da morte é horrível, você sabe que ele irá morrer alguma hora e sente um aperto no coração o tempo todo. E pra piorar, todos os personagens importantes são incrivelmente humanos e “críveis”, é muito difícil não formar um elo emocional com eles.

watashitachi-no-shiawase-na-jikan-917432

Watashitachi no Shiawase no Jikan também não é só uma história de romance trágico com uma arte bonita, ele levanta assuntos extremamente interessantes de uma forma natural e com um ritmo ótimo. É justo alguém que se arrepende todos os dias de ter matado alguém ser condenado a morte, enquanto alguém que possui o desejo de assassinar alguém e só não o faz por medo andar livre por aí? É justo pagar a morte de alguém com outra morte? Isso trará conforto a alguém? Essas são apenas algumas das indagações que o mangá faz, mas ele também traz lindas mensagens sobre o que é empatia (se não souber o que é, veja esse vídeo) e o mais importante, reflexões sobre vida e morte, como a vontade de se suicidar e o valor da vida.

Eu tenho amigos que possuem tendências suicidas e eu muitas vezes já me indaguei se minha vida tá realmente valendo a pena. Acho que isso já deve ter passado pela cabeça de qualquer um, todos tivemos momentos tristes e desesperadores em que pensamos que não teremos mais felicidade na vida. Bem, eu digo que é impossível saber, essa é a maravilha da vida, nunca sabemos o que pode acontecer, por isso não devemos ser ávidos em morrer. A vida é o bem mais precioso que temos e devemos a tratar como tal, viva sua vida ao máximo, para que quando a morte finalmente chegar sejamos capazes de olhar pra trás e ver que valeu a pena.

watashitachi-no-shiawase-na-jikan-917218

Para finalizar direi que Watashitachi no Shiawase no Jikan é algo que todos deveríamos ler, reflexões boas assim não se encontra em todo lugar. Se você tiver enfrentando um momento semelhante na vida, quiser ler uma boa reflexão sobre o assunto ou apenas quiser se emocionar com uma linda história, apenas leia, não se arrependerá.

Bem, esse post foi mais sério que o normal porque eu estava no ânimo pra isso. Se vocês gostaram da matéria digam aí nos comentário, se alguém leu essa obra também me interessa muito saber a opinião de você. E se tiverem amigos que possam se interessar por essa leitura, recomende para eles também.

Então é isso, beijos para todos e até mais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s