[Análise/Recomendação] Os Últimos Dias de Krypton

Last_Days_of_Krypton_Hardcover

Krypton explode. Spoiler.

Lex de novo, agora falando sobre um livro pois sou muito culto e não vivo apenas de joguinhos e quadrinhos, sei apreciar um bom livro e não sei se preciso alertar que isso tudo foi sarcasmo.

Bem, hoje eu terminei de ler Os Últimos Dias de Krypton. Não precisa conhecer muito sobre Superman para saber que Krypton é o planeta natal do nosso querido Kal-El, e esse livro conta como foram os últimos momentos da história de Krypton que culminaram na vinda de Kal-El para Terra onde se tornaria Superman.

Esse livro foi escrito por Kevin J. Anderson e publicado em 2007. O livro não possui um protagonista fixo, mas se for para escolher um dos personagens como peça central da obra eu escolheria Jor-El. Porém, pensando melhor, acho que o personagem principal mesmo seria Krypton e como o planeta se ferrou por kryptonianos serem na sua grande maioria um povo meio retardado.

A história começa com Jor-El em seu laboratório particular tentando achar uma forma de criar um portal para outras dimensões, na tentativa de encontrar alguma realidade onde poderia desenvolver sua ciência sem restrições, pois por kryptonianos serem um povo extremamente conservador, medroso e letárgico, muita de suas invenções eram barradas por constituírem algum risco à segurança e modo de vida kryptoniana. Porém no final disso tudo ele acaba descobrindo a Zona Fantasma, uma espécie de dimensão vazia, onde não há calor, frio ou vida.

Esse é um pequeno resumo do começo do livro, após isso há o encontro e relacionamento de Jor-El com Lara, as ambições do Comissário Zod, as preocupações de Zor-El, irmão de Jor-El e o grande perigo que Krypton sofre o tempo todo. Sério, o tempo todo há alguma ameaça, não sei como Jor-El não ficou maluco tentando achar solução pra tudo.

113247860_1GG

Sobre a narrativa, toda hora fica trocando de ponto de vista, mudando o narrador-personagem. Isso frusta um pouco porque às vezes acontece algo muito foda no final de um capítulo e você tem que esperar uns capítulos para voltar para aquela situação. Porém é muito interessante pois te dá o ponto de vista e opinião de todos os personagens importantes, sendo eles principalmente Jor-El, Lara, Zod e Zor-El. Nunca li As Crônicas de Gelo e Fogo mas creio que deve ser parecido.

Bem, a narrativa é bem fluida e te prende muito em certas partes, a história é muito boa e não sei se é canônico ou não, e nem me importo, Lost Canvas foi ignorado pelo Kurumada e continua sendo a melhor coisa de Cavaleiros do Zodíaco. Não sou um leitor de Superman então não sei onde o livro pode entrar em conflito com fatos do Superman, mas acho que conflito e furo de roteiro não é algo tão raro em comics (não me matem, gosto de comics também).

Recomendo o livro pra qualquer um e não apenas para fãs de quadrinhos. O livro tem algumas coisas que só quem tiver um conhecimento melhor vai apreciar como a aparição de Brainiac e a menção à Tropa dos Lanternas Verde, porém qualquer um pode apreciar o livro, minha irmã que nunca leu uma HQ na vida e nunca assistiu a um filme do Superman gostou do livro. E acho que vale ressaltar que kryptoniano não voa, tem super força ou solta raios de calor em Krypton, isso se deve à Rao, o sol vermelho deles, Superman apenas possui poderes devido ao nosso Sol amarelo. Então não espere super poderes nessa história, é mais um livro sci-fi do que uma história de super-herói, o que acho que serve pra  atrair o público que não é muito fã de comics, qualquer um pode aproveitar.

Se alguém curtiu ou leu o livro comenta aí. E quem sabe algum dia eu não leia Wayne de Gotham e faça mais uma análise?

Então é isso, beijos para todos e até mais.

Anúncios

Um comentário sobre “[Análise/Recomendação] Os Últimos Dias de Krypton

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s