[Semana Star Wars] Velha República

Star-Wars-Knights-of-the

Onde todo mundo era mais fodão. (Deal with it, Anakin)

En taru Tassadar, eu sou Darf. Hoje vou falar sobre Starcra

O quê? A semana é de Star Wars? Não era Starcraft? Ah, desculpa.

Que a Força esteja com vocês, jovens padawans! Eu sou o Darf, e hoje vou falar de Star Wars. Sim, a grandiosa saga de ficção científica. E falarei mais especificamente sobre o período da Velha República. Mas o que raios é isso?

Palpatine_schiet_bliksem_op_Mace_Windu

Não esses raios, Palpatine.

A linha do tempo em Star Wars é dividida em dois períodos: Velha República e Nova República. Os 6 filmes se passam durante a fase transitória entre a Velha (pré-império) e a Nova (pós-aliança rebelde). E é comum denominar Velha República o período no Universo Expandido que se passa 10 mil anos antes dos filmes. É dessa época que eu vou falar.

E nada melhor para começar a falar dessa época do que um jogo que eu amo: Star Wars Knights of the Old Republic.

star-wars-knights-r-mac-screenshots-26416823ebb10951bb345c17a4b9b091

HK-47, o robô com o melhor senso de humor do universo Star Wars.

Desenvolvido pela Bioware e distribuído pela Lucas Arts, Knights of the Old Republic (Kotor, para facilitar) teve seu primeiro jogo lançado em 2003, para Xbox e PC. Foi recebido tremendamente bem pela crítica, sendo seguido por uma sequência já em 2004. Infelizmente, não foi um jogo tão impactante quanto seu predecessor.

A trama de Kotor 1 gira em torno dos acontecimentos pós-guerras mandalorianas. Essas guerras se deram entre a República e os Mandalorianos, onde os jedi se recusaram a participar. Isso até um deles desobedecer a ordem, e reunir um grupo de jedi que concordavam com ele. Esse cara era o Revan.

Ele se tornou general da república e liderou as tropas republicanas para a vitória na guerra, culminando com a derrota do líder mandaloriano na época, Mandalore the Ultimate, em combate um contra um. Após a guerra, Revan e seu aprendiz padawan, Malak, partiram para uma área desconhecida da galáxia com parte do exército atrás da “verdadeira ameaça sith”. Ambos voltaram anos depois como Darth Revan e Darth Malak, lordes sith (Eficiente pra cacete essa busca da verdadeira ameaça não?). De salvador a conquistador, Revan derrotou a mesma república que defendeu. E o jogo se inicia após a traição de Malak, onde ele atacou a nave onde seu mestre estava enfrentando uma força tática jedi liderada por Bastilla Shan.

MtheUvsRevan

Revan vs Mandalore the Ultimate. Uma pena que não tem esse combate no jogo.

Depois dessa historinha, tenho a dizer que o jogo é ótimo. O combate é meio maçante para quem prefere jogos de ação, mas a história faz isso valer a pena. Considerada melhor que a história dos filmes, Kotor é lembrado com carinho por muitos fãs mesmo tanto tempo depois de seu lançamento. Um jogo obrigatório para qualquer amante da saga. E com o plot twist mais foda que eu já vi em um jogo. Sério.

Já o Kotor 2 te coloca na pele de um aprendiz que Revan teve durante as guerras mandalorianas, chamado de Exilado. A trama, que se passa cinco anos depois de Kotor 1, gira em torno da busca que o Exilado faz atrás de 3 Lordes Sith que ainda estão a solta, quando a galáxia acha que está em um período de paz.

O jogo fez melhorias no sistema de combate e no gameplay geral, mas a história não é tão interessante quanto a do primeiro game. Ainda assim é uma trama muito interessante e os seus personagens são fascinantes e carismáticos. E também descobrimos mais sobre a Guerra Mandaloriana nesse jogo. Ponto ruim no final do jogo, que é considerado muito fraco e deixa muitas coisas em aberto. Algo que ambos os jogos mantiveram foi a possibilidade de influenciar para qual lado você iria de acordo com suas ações e palavras. É possível se tornar um personagem light side (do bem) ou dark side (do mal) e isso influencia o final do jogo, o que é algo muito legal pois você sente que pode causar mudança no jogo.

Uma característica comum do período da Velha República é que nesse período a Ordem Jedi era grande e poderosa, muito mais do que nos filmes. Mas assim era com os Sith também, já que eram um Império. Os lordes sith e mestres jedi mais poderosos da história pertencem a Velha República. Alguns exemplos: Exar Kun, lorde sith que criou o sabre de luz duplo (Aquele bastão maneiro que o Darth Maul usa na Ameaça Fantasma). O sabre de Kun é tão poderoso que ele dá a capacidade de usar a Força para quem o empunhar, não importando se é jedi, sith ou o que quer que seja.

E muito tempo depois do kotor 2 ocorrem os eventos de outro jogo, desta vez um MMORPG (Massivelly Multiplayer RolePlaying Game). Estou falando de Star Wars: The Old Republic, também carinhosamente (ou não) conhecido como World of Warcraft no mundo de Star Wars.

maxresdefault

O gameplay é bem no estilo clássico de MMO mesmo.

The Old Republic (TOR, para os chegados) foi lançado em 2011 e possuí todos aqueles elementos de MMORPG que fizeram de Wow um sucesso. Seu diferencial, entretanto, está na possibilidade de se pilotar naves (fuck yeah), decidir como serão as conversas (como em Mass Effect, Dragon Age e no próprio Kotor) e dessa forma influenciar o resultado das quests do jogo. O jogo conta com 8 classes, 4 do lado da luz e 4 do lado negro. Também é possível escolher dentre várias raças.

Não tenho muito que falar do TOR em termos de gameplay porque é um MMO como qualquer outro, mas ainda assim é um jogo muito divertido de se jogar, principalmente junto com amigos. E o melhor: o jogo é Free-to-play, você só paga se quiser ter algumas raças específicas habilitadas e coisas assim. Não é muito legal ficar sem poder usar algumas raças, mas dá para ficar forte sem precisar de pagar. Isso para mim é suficiente. Recomendo bastante esse jogo.

E por fim, porque essa matéria já está grande para caralho, vou falar de uma hq que se passa na Velha República: Knights of the Old Republic.

Knights_of_the_Old_Republic_Issue_1

“Venha comigo se quiser viver” “Então tira essa porra de perto da minha cara”

Não vou me estender muito sobre a hq porque não quero dar spoilers, então falarei bem por cima sobre a história: Zayne Carrick é um padawan jedi desastrado que depois de falhar várias vezes em testes jedi recebe uma última chance de se tornar cavaleiro. Ele tem de capturar um contrabandista chamado Marn Hierogryph e leva-lo ao templo jedi. Quando finalmente ele consegue e o leva até lá, atrasado, encontra seus colegas de classe mortos por seus professores e foge de lá. E quando ele é culpado pela morte de seus amigos, ele precisa de provar sua inocência ao mesmo tempo em que prova a culpa de seus mentores.

É basicamente isso. Claro que ao longo da história vão sendo reveladas várias outras coisas e tudo o mais, mas o básico é isso. E podem esperar aparições de personagens do jogo Kotor, o que torna o hq muito interessante para quem jogou o game.

Ufa, chegamos ao final. Espero que tenham gostado da minha matéria. Críticas, sugestões e pedidos de resgate nos comentários.

Ciao.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s