[Semana Star Wars] Star Wars e seu impacto na cultura pop

A_long_time_ago Amigos e amigas, senhoras e senhores, wookies, ewoks, mandalorianos, hutts e vulcanos ( não, espera).  Dia 4 de Maio, aquele dia que enche nossos corações de orgulho por sermos nerds/ geeks/ putinhas de Star Wars ou apenas simpatizantes. Aquele dia que podemos olhar para nosso amigo e dizer “May the force be with you!” e sentir uma lágrima escorrendo de nossos olhos. Sim, estamos falando de 4 de Maio, o dia do Star Wars, ou popularmente chamado de Star Wars Day. E para começarmos a Semana Star Wars no Chat Supremo, eu, JP, como primeiro post nesse blog lindo de bonito, lhes fiz uma resenha simples porém nostálgica de Star Wars e seu impacto na cultura pop.

OBS: eu sei que dia 4 de Maio foi ontem, mas por favor, um desconto de primeiro post, queria caprichar para vocês.

No dia 25 de Maio de 1977, George Lucas nos apresentou um marco na história cinematográfica, o primeiro filme da série Star Wars é lançado nos cinemas americanos. Lançado originalmente pela 20th Century Fox, o primeiro filme que possuía inicialmente apenas o nome Star Wars ( atualmente conhecido como Star Wars IV: A New Hope/ Star Wars IV: Uma Nova Esperança), alcançou a maior bilheteria daquele ano, se tornando um marco e um início de sua entrada na cultura pop. Recebendo 10 nomeações ao Oscar, vencendo 6 deles, Star Wars é considerado até hoje um dos melhores filmes de ficção já feito, e até mesmo visto como um dos melhores filmes da história cinematográfica.

A história constava com três personagens principais, cada um com sua própria trajetória: Luke Skywalker, um jovem morador de Tatooine, que ao escutar uma mensagem de um robô ( R2-D2 seu lindo), tem seu destino alterado; Princesa Leia Organa, uma senadora rebelde que se vê presa após roubar planos do projeto secreto do Império; e claro, como esquecer de Han Solo, um mercenário mulherengo e proprietário da “nave mais veloz da galáxia”, a Millenium Falcon, e que tem como parceiro o lindo, o perfeito, o protagonista original da série, um “homem” de poucas palavras, Chewbacca ( Chewie para os íntimos), o wookie mais carismático da galáxia.

Chewie-Luke-Leia-and-Han-han-luke-and-leia-24048896-1600-1121

O Chewie se destaca, claro.

Agora imagine um antagonista tão bom que faz fãs torcerem pela sua vitória. Isso, mais uma roupa preta, um capacete e uma respiração mecânica. Assim temos Darth Vader, o fodão do Império, a serviço do lado negro da força.

Darth-hand-james-earl-jones-is-officially-returning-as-darth-vader-the-original-voice-of-darth-vader-isn-t-quite-so-intimidating

“Amigos e amigas, senhoras e senhores.”

Eu poderia falar mais e mais sobre a história desse filme e dos próximos 5, mas mesmo já tendo se passado anos de seus lançamentos, me nego a dar spoilers dessa história sensacional, mas vale constar que a ordem cronológica dos filmes conta com três episódios mais novos (1999-2005) se passando antes dos acontecimentos do primeiro Star Wars lançado, seguido pelos episódios V e VI (1977-1983).

A qualidade dos filmes da série é tão intensa, que até os personagens secundários possuem carisma o bastante para nunca esquecermos deles, seja na alegria ou na tristeza ( Jar Jar Binks, eu te odeio). Como esquecer de R2-D2 e C-3PO, a dupla de andróides mais engraçada do cinema; Lando Calrissian, contrabandista e grande amigo de Han Solo, tão grande que perdeu sua nave mais rápida para Solo num jogo de baralho interplanetário; Boba Fett, um caçador de recompensas e clone de seu pai; Obi-Wan Kenobi, um mestre jedi que assistiu de perto a ascensão de Darth Vader; Yoda, Grão Mestre da Ordem Jedi, pequena altura ele ter, estranho ele falar, porém sábio ser; Palpatine, de Senador à Imperador, de bom samaritano à filho da !*+@; etc, tem muito personagem, de verdade, MUITO MESMO.

R2D2-and-C3PO-Star-Wars

R2-D2 e C-3PO, uma história de amor melhor que Crepúsculo.

E por sinal, estou apenas falando dos filmes. Star Wars é tão grande que atinge muitos tipos de mídia: videogames, livros, HQs, mangás, bonecos colecionáveis, naves colecionáveis, chaveiros colecionáveis, colecionáveis colecionáveis, etc. Tenho quase certeza que muita gente vai lembrar de Star Wars Battlefront 2, aquele jogo magnifico do PS2, com gráficos e jogabilidade linda para a época, com cenários nostálgicos e personagens memoráveis, desde um simples droid a um sith de alto poder; ter a oportunidade de jogar com um Stormtrooper e matar cada Rebelde que aparecia nunca foi tão divertido.

Se tiverem a oportunidade, leiam os livros. O universo expandido de SW é espetacular, tem muitos personagens memoráveis que existem e nem sabíamos por apenas assistirmos os filmes. Aqui no Brasil, a oportunidade de ler livros de Star Wars é agora, com o lançamento de Star Wars: O Herdeiro do Império, Star Wars: Kenobi e Star Wars: Provação. Destaque para esse último, que conta uma aventura dos 3 protagonistas do primeiro filme 40 anos após os acontecimentos de Star Wars VI: O Retorno de Jedi. E garanto para vocês que tem muito mais livros para serem lançados por aqui.

Agora o momento de perguntar e refletir com minha pessoa: POR QUE DIABOS O STAR WARS DAY É DIA 4 DE MAIO E NÃO DIA 25 DE MAIO? Muito simples de entender. É uma brincadeira com a frase utilizada pelos jedis nos filmes, “May the force be with you” (Que a força esteja com você), sendo transformada em “May the Fourth be with you” (Dia 4 de Maio esteja com você), frase também usada quando Margaret Thatcher foi eleita a primeira mulher como Primeiro Ministro da Grã-Bretanha em 4 de maio de 1979. No final das contas é só mais uma loucura que começou e não parou, e por favor, que não pare. E só para constar, os amantes dos vilões e dos anti-heróis da série hoje celebram o dia do “Revenge of the Fifth” ( A Vingança do Quinto), uma brincadeira com o nome do Episódio III, Star Wars III: Revenge of the Sith ( A Vingança dos Sith).

É muito emocionante saber que esse ano, 10 anos após o lançamento do Episódio III ( Star Wars III: A vingança dos Sith), um novo filme será lançado. A Disney irá produzir junto do diretor J.J. Abrams ( conhecido por seu excelente trabalho ao trazer os filmes de Star Trek de volta aos cinemas e em alto nível)  e, desde seu anúncio, tenho certeza que todo fã de Star Wars, apesar do medo do filme ser um fracasso, está tendo calafrios e arrepios de alegria.

starwarsepisode_3098520b

Maldito despertador.

Só tenho uma coisa a dizer a todos vocês que leram esse texto enorme, conhecendo ou não, amando ou odiando essa linda coisa chamada Star Wars:  nos vemos nos cinemas dia 17 de Dezembro de 2015!

cw

Right in the feels.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s